A Força Aérea havia informado que os dois pilotos tinham se ejetado sem problemas, mas depois comunicou que um morreu e o outro ficou ferido
Os aviões U-2 ficaram famosos durante a Guerra Fria, quando um destes aparelhos, pilotado por Gary Powers, foi derrubado sobre a União Soviética, em 1960 (JOSH EDELSON / AFP)
Um piloto morreu e outro ficou ferido na queda de um avião espião U-2 nesta terça-feira, na Califórnia, durante um voo de treinamento, informou a Força Aérea dos EUA. O avião caiu às 09H00 local (13H00 Brasília), pouco depois de decolar, em uma zona desabitada em Sutter, ao norte de Sacramento, capital da Califórnia, revelou a USAF. A Força Aérea havia informado que os dois pilotos tinham se ejetado sem problemas, mas depois comunicou que um morreu e o outro ficou ferido. O avião pertencia ao Esquadrão de Reconhecimento da Base Aérea Beale e o porta-voz da unidade, Tristan Viglianco, não foi capaz de informar se o piloto morreu durante a ejeção ou depois. Os aviões U-2 ficaram famosos durante a Guerra Fria, quando um destes aparelhos, pilotado por Gary Powers, foi derrubado sobre a União Soviética, em 1960. A Força Aérea americana tem hoje 33 aviões U-2, incluindo cinco aparelhos de dois lugares para treinamento.