ESCÂNDALO

Após mentira, Lochte perde três patrocinadores

A Speedo doará 50.000 dólares provenientes dos direitos de Lochte à ONG Save the Children, destinados a ajudar crianças brasileiras

AFP
22/08/2016 às 13:32.
Atualizado em 22/04/2022 às 22:49
O nadador admitiu a culpa só depois que a polícia declarou que sua história era falsa (AFP)

O nadador admitiu a culpa só depois que a polícia declarou que sua história era falsa (AFP)

A confusão provocada pelo nadador Ryan Lochte no Brasil, durante os Jogos do Rio, começa a afetar os contratos comerciais do atleta norte-americano. Três das quatro empresas que patrocinavam o nadador confirmaram o fim dos contratos. A multinacional Speedo foi a primeira a avisar nesta segunda-feira que encerrou o acordo de patrocínio de mais de uma década com Lochte. Logo depois da Speedo, a Ralph Lauren, que vestiu a delegação americana nas cerimônias de abertura e de encerramento dos Jogos do Rio, também anunciou o fim da relação com Lochte. “A Ralph Lauren continua a patrocinar orgulhosamente as delegações olímpicas e paralímpicas e os valores que seus atletas encarnam”, destacou a marca em um comunicado. “O acordo da Ralph Lauren com Ryan Lochte era específico para os Jogos Olímpicos Rio-2016, e a companhia não vai renovar este contrato”, acrescentou. A mais recente quebra de contrato veio com a Syneron-Candela. A empresa de produtos estéticos para a pele patrocinava o atleta especificamente com um acessório elétrico removedor de pêlos corporais. Lochte ainda tem contrato com a fabricante de colchões Airweave. "Eu respeito a decisão da Speedo e sou grato pelas oportunidades que a nossa parceria me proporcionou ao longo dos anos. Estou orgulhoso dos objetivos que alcançamos juntos", afirmou o nadador, para o portal E! News. A Speedo, com a decisão de mais apoiar o atleta, doará US$ 50 mil (cerca de R$ 160 mil) de parte da verba que seria destinada ao atleta para uma organização não-governamental que atende crianças no Brasil. "A Speedo USA anuncia hoje a decisão de encerrar o contrato de patrocínio de Ryan Lochte", informa a empresa em comunicado enviado à imprensa. "Não podemos tolerar comportamento que é contrário aos valores que esta marca representa há tanto tempo", explica a nota, que reconhece que a companhia manteve, até o episódio, uma "relação vencedora com Ryan por mais de uma década". A companhia informa ainda que, com a decisão de encerrar o patrocínio, doará US$ 50 mil do orçamento que seria dedicado ao nadador para projetos que atendam crianças no Brasil da ONG Save The Children. Na nota, a empresa fornecedora de material esportivo agradece as realizações do atleta e deseja progressos ao nadador. Lochte é um dos mais bem-sucedidos nadadores da história dos Estados Unidos, tendo conquistado 12 medalhas olímpicas. Durante o Rio-2016, ele outros três atletas norte-americanos declararam que foram alvos de um assalto, com o uso de armas, em uma falsa blitz. A polícia, porém, desconstruiu a versão ao descobrir que tudo não passou de uma confusão causada pelos atletas em um posto de gasolina na Barra da Tijuca. Eles teriam cometido atos de vandalismo no banheiro do posto, causando prejuízos.

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