INTERNACIONAL

Airbus supera Boeing em 2017 em aviões encomendados, mas perde em entregas

A fabricante aeronáutica europeia Airbus voltou a superar a Boeing em encomendas de aeronaves, em 2017, mas ficou atrás da concorrente americana no número de aparatos entregues

AFP
15/01/2018 às 13:20.
Atualizado em 22/04/2022 às 07:29

A fabricante aeronáutica europeia Airbus voltou a superar a Boeing em encomendas de aeronaves, em 2017, mas ficou atrás da concorrente americana no número de aparatos entregues. A empresa ainda enfrenta um problema sério com as vendas escassas de seu principal produto, o gigante A380.A Airbus recebeu 1.109 pedidos de aviões em 2017, contra 912 da Boeing, de acordo com dados divulgados pela empresa europeia nesta segunda-feira.Em preço de catálogo, esses pedidos representam 137,7 bilhões de dólares. Para Boeing, foram 134,8 bilhões.Mas a americana superou a Airbus em entregas de aviões, com um total de 763, contra 718 - um número recorde para a fabricante europeia, entretanto."As entregas da Airbus Commercial Aircraft cresceram em 2017 pelo 15º ano consecutivo, marcando um novo recorde da companhia cifrado em 718 aviões para 85 clientes", destacou a empresa em um comunicado."Este novo recorde de entregas somado à nossa quinta melhor cifra de entrada de pedidos põe o broche de ouro em um ano excepcional para nós", afirmou o diretor-geral delegado da Airbus e presidente da Airbus Commercial Aircraft, Fabrice Brégier.- Superar a Boeing -Para 2018, a Airbus estabelece a meta de entregar 800 aviões, em particular mediante o aumento da cadeia produtiva do modelo A320neo, indicou Brégier."Essa extraordinária conquista é testemunho da dedicação de todas as nossas equipes e situa a companhia em uma posição mais forte, apta e preparada para todas as oportunidades que a esperam", acrescentou o número dois da empresa, que deixará o grupo em fevereiro.O diretor estabeleceu como objetivo superar a Boeing, dentro de dois anos, em termos de entregas."Aposto que em 2020 faremos mais entregas de aviões do que a Boeing", afirmou Brégier.O total de aviões entregues em 2017 inclui 558 do modelo de corredor único da família A320, entre eles 181 do tipo A320neo, 166% a mais do que em 2016, detalhou a nota.No segmento de longo alcance, entregou 67 A330, 78 A350 XWB e 15 A380, completou o comunicado do grupo.A quantidade de entregas superou "em 4% o recorde anterior, de 688 unidades, estabelecido em 2016", indicou a empresa. Esse balanço comercial foi publicado um mês depois do anúncio da saída de Brégier. O diretor-executivo da Airbus, Tom Enders, também não continuará no cargo depois de 2019.As mudanças acontecem no contexto de investigações da França e da Grã-Bretanha por irregularidades nas transações, em operações denunciadas pela própria Airbus em 2016.- A380 em xeque -No plano comercial, a Airbus admitiu que um dos problemas é a falta de encomendas de seu marcante avião A380 de longo alcance."Honestamente, se não chegarmos a um acordo com a Emirates", o principal cliente do gigante aéreo, "não teremos outro remédio a não ser parar o programa", admitiu o diretor comercial, John Leahy."Ainda estamos negociando com a Emirates, mas, honestamente, eles são provavelmente os únicos hoje no mercado que podem comprar um mínimo de seis (aviões) por ano em um período de oito a dez anos", disse.Avião comercial com maior capacidade do mundo, o A380 recebeu 317 pedidos desde seu lançamento em 2007. Nos últimos anos, porém, não recebeu uma única encomenda.A aeronave pode ter até 853 lugares e, em 2017, celebrou os dez anos de seu primeiro voo comercial.dlm/sw/tq/nas/me/acc/ll/ttBOEINGAIRBUS GROUP

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