Fios de alta tensão e cabos de empresas de telefonia e TV paga estão pendurados
Quem mora e trabalha na Avenida Doutor Hermas Braga, no Nova Campinas, em Campinas, convive há mais de uma semana com fios de alta tensão pendurados nos postes e caídos na calçada, no trecho entre os números 701 e 925.
O motivo é que, no dia 25, a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) trocou três postes da via, mas não recolheu a fiação das empresas que sublocam os pontos. Desde então, alguns imóveis estão sem linha telefônica.
Além disso, os cabos obstruem a passagem de pedestres e impedem a entrada de carros em garagens das casas e no estacionamento de estabelecimentos comerciais.
A auxiliar administrativa da Imobiliária Canova, Maria das Graças Gonçalves, afirmou que a firma teve prejuízo por estar sem telefone. Irritados, alguns locatários chegaram a ir até o local.
“Foi uma confusão. A Vivo veio arrumar os fios na terça, mas disse que não seria possível realizar o serviço por causa da chuva. Só voltaram na sexta e hoje (sábado), ainda não tinha conseguido fazer o conserto”, disse.
Segundo Letícia da Silva, recepcionista da imobiliária, técnicos da empresa afirmaram que fios de cobre foram roubados. “Eles tiveram que refazer toda a fiação. Não era só religar os cabos”.
A reportagem conversou com técnicos da Vivo que faziam o conserto no local na tarde de ontem. Segundo eles, a CPFL não avisou que iria trocar os postes.
O advogado Ruyrilho Pedro de Magalhães, morador da rua, afirmou que os fios representam perigo para as crianças e animais que circulam no local. “Os cabos estão sem corrente elétrica, mas mesmo assim é perigoso. Não dá para confiar. Crianças que passam por aqui podem se machucar. Isso sem falar na aparência horrível da rua”, disse.
Ainda segundo o advogado, a troca dos postes danificou a calçada original. “Eles fizerem um serviço muito mal feito. Os moradores são responsáveis pela calçada, gastamos dinheiro para fazer um passeio bonito. Eles deveriam, no mínimo, deixar tudo como estava”.
Em nota, a CPFL informou que “todas as manutenções e substituições de postes que possuem serviços compartilhados com outras empresas, são programadas e as companhias avisadas com antecedência”.
Já a Net informou que não foi informada da troca de postes, mas que irá recolher os fios na segunda-feira (3). A GVT também foi procurada, mas não retornou o contato.