CAMPINAS

Muda acesso para Unicamp e PUC através da D. Pedro

Luciana Félix
luciana.felix@rac.com.br
31/10/2013 às 07:15.
Atualizado em 26/04/2022 às 09:22

O motorista que utiliza a Rodovia D. Pedro I para ter acesso às universidades (Puc e Unicamp), shopping Parque D. Pedro e hospital Madre Teodora deve ficar atento à alteração no trecho que passará a vigorar desta quinta-feira (31). A partir das 10h, a entrada localizada no km 137 (sentido Anhanguera) será desativada para a abertura de um novo acesso no km 135 (trecho anterior) já na nova marginal construída no local, ou seja, o motorista deve antecipar sua entrada na marginal. A via tem cerca de 1,5 quilômetro e aumenta o trecho já existente e, que também é responsável pela ligação com a Avenida Guilherme Campos. O novo acesso fica pouco metros após o entroncamento com a Rodovia Adhemar Pereira de Barros (SP-340), que liga Campinas a Mogi Mirim. SinalizaçãoA nova entrada está localizada na mesma área do antigo acesso as universidades e ao hospital onde, no inicio do ano, foi centro de uma polêmica ao ser fechado para as obras. As duas universidades e o hospital chegaram a entrar na Justiça contra a interdição no local que afetou cerca de 80 mil motoristas que diariamente passam pelo local.Haverá sinalização, placas e luminosos, além de funcionários da concessionária que administra a rodovia (Rota das Bandeiras), para chamar a atenção quanto as mudanças e orientar os motoristas. A alteração só ocorrerá após o horário de pico de movimento da via para evitar congestionamento. PermanenteA mudança é permanente. Na tarde de ontem, parte do acesso já havia sido fechada pela concessionária e apenas um trecho menor ficou aberto aos motoristas. Segundo a concessionária, a alteração acontece para que a circulação de veículos no recém-construído trecho de marginais não provoque um conflito de tráfego entre quem já vem pela marginal e quem vai acessá-la pela via expressa. A alteração já estava prevista no projeto e tem a anuência dos órgãos municipais e estaduais responsáveis. Com a abertura do novo trecho para fluxo, outra mudança é na saída da marginal à pista expressa, que é feita por uma agulha provisória, com sinalização de obra, onde frequentemente gera formação de fila de veículos. Agora, será cerca de 200 metros à frente, já no novo trecho de marginais. "Com certeza, as alterações irão colaborar para um tráfego com fluidez muito maior. Passado o período de adaptação dos usuários, o saldo será positivo para quem passa por ali", afirmou ogestor de tráfego da concessionária, José Carlos Guimarães Carvalho.InvestimentoMotoristas consultados pela reportagem acreditam que a mudança pode ser positiva. "Vai ser difícil acostumar ainda mais os distraídos, mas pode ser bom já que antes, pra você entrar pro shopping tinha muito conflito de quem estava na expressa e entrava na marginal com os motoristas que saiam do viaduto da Guilherme Campos. Agora vai dar pra segurar melhor o carro e entrar mais tranqüilamente", afirmou o analista de dados Reginaldo Siqueira de Oliveira.A tradutora Elisabete Córsega também utiliza o trecho para ir à universidade. "Vai ser estranho, mas acho que leva um tempo para acostumar e ver se é bom ou não. Mudança sempre gera crítica. Mas aquele trecho é muito movimentado e precisa de obra para desafogar. Acredito que vai ser melhor", afirmou.Ainda segundo a concessionária, as obras da primeira etapa de construção e adaptação das marginais da rodovia, que compreende o trecho entre o entroncamento com a rodovia Adhemar de Barros e o trevo de Barão Geraldo, estão na reta final. No total, o projeto prevê 36,2 km de vias marginais, que vão desde o km 129, trevo da Leroy Merlin, até o km 145, entroncamento com a rodovia Anhanguera. O investimento é de R$ 143,9 milhões.

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