Anúncio de redução da tarifa do transporte não muda planos de manifestantes para esta quinta
A redução da tarifa do transporte público de Campinas, anunciada nesta quarta-feira (19) pelo prefeito Jonas Donizette (PSB), que baixou de R$ 3,30 para R$ 3 o valor da passagem, não deve afetar o protesto marcado para esta quinta-feira (20).
Segundo Juliana Lopes, uma das organizadoras da manifestação, a ação já era esperada. “É uma decisão que ocorreu em outros lugares.” A redução do valor da passagem era a principal bandeira do movimento, que agora irá pedir pela tarifa zero.
“O movimento em Campinas deixou claro que a pauta também era tarifa zero e reforma no sistema de transporte, mais transparência por parte dos sindicatos, da Transurc.”
Ela condenou as falas de Jonas e dos prefeitos das cidades que reduziram a tarifa, que não descartam retirar verba da Saúde e Educação para aumentar o subsídio do transporte público.
“Eles revogaram a tarifa com esse discurso. Isso é mais um motivo para sair às ruas.” O movimento ainda avalia fazer novo protesto, na sexta-feira (21) ou no próximo dia 25.