Conhecia como "Vale do Silício brasileiro", a cidade de Campinas e a Região Metropolitana, que compreende mais 19 cidades) tem uma enorme vocação para a área tecnológica.
Para se ter uma idéia, na região encontra-se 32 empresas que estão presentes no ranking das 500 maiores empresas high tech do mundo. Além disso, para aprimorar o estudo, a RMC conta também com 98 instituições renomadas, como a própria Unicamp.
Outro ponto importante para a área de pesquisa presente em Campinas é o CPqD ( Centro de Pesquisas e Desenvolvimento) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), voltados para a inovação em tecnologias de informação.
O principal motivo do evento da Devcamp, Conferência de Desenvolvedores de Campinas, é a carência em iniciativas diante do potencial educacional, empresarial e tecnológico da região. Compartilhar experiências e desenvolver o relacionamento entre os membros da comunidade de TI são fundamentais para o fortalecimento da RMC como excelência em Tecnologia da Informação.
Veja mais pontos positivos e importantes para a realização da primeira edição do Devcamp:
- Sedia o SOFTEX Nacional, uma associação para a promoção da excelência do software brasileiro;
- 3 incubadoras tecnológicas que contribuem para o empreendedorismo ligado a área de TI;
- Concentra 110 empresas do setor de tecnologia, das quais 63 são de informática e 47 de telecomunicações.