CAMPINAS

Mostra no Almanaque Café abre espaço para instrumentais

O grupo Comboio, de Campinas, é a atração de abertura do projeto que tem início nesta terça-feira

Marita Siqueira
07/05/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:17
Integrantes da banda Comboio: música instrumental (Divulgação)

Integrantes da banda Comboio: música instrumental (Divulgação)

Grupos instrumentais mostram sua sonoridade original na mostra musical do Almanaque Café, que começa nesta terça-feira (7). O projeto Grandes Bandas Grandes vai trazer, sempre às terças-feiras de maio, nomes como Comboio, Lucas Bonetti Octeto, Fernando Corrêa, Kamba Combo e Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí.

O grupo Comboio, de Campinas, é a atração de abertura do projeto. Transitando entre uma formação tradicional, com 18 integrantes, e uma pequena com sopros e seção rítmica, combina ao mesmo tempo a potência sonora e os recursos timbrísticos de uma big band com a sutileza própria de um conjunto menor. O repertório é constituído por composições de integrantes do grupo e de autores consagrados da música popular brasileira, com arranjos diferenciados, o que proporciona uma diversidade de olhares musicais para um mesmo universo sonoro.

“Grandes Bandas Grandes trabalha para que o público tenha a oportunidade de ouvir e vivenciar uma sonoridade única. Por isso, nosso festival trabalha para que essa cultura ganhe cada vez mais visibilidade”, afirma Tiago Gomes, integrante do Comboio e também do Kamba Combo, que faz o show do dia 21.

O projeto Kamba Combo surgiu em Campinas e é composto por 11 músicos. A proposta inicial foi a de reunir um grupo de amigos interessados em pesquisar e conhecer mais os arranjos de Moacir Santos (1926-2006), por isso o nome Kamba, que em angolano significa “amigo”.

Conhecido como Ouro Negro do Brasil, o maestro pernambucano Moacir Santos é considerado pela crítica musical um dos maiores arranjadores e compositores do Brasil. Sua abordagem estética transita entre as raízes da música popular brasileira e a sofisticação da linguagem orquestral.

Mas, antes do Kamba, sobe ao palco do Almanaque, no dia 14, é Lucas Bonetti Octeto com a participação especial do guitarrista e compositor Fernando Corrêa. No início deste ano, o grupo iniciou o processo de gravação de seu primeiro CD, por meio de parceria com o LabMIS (Estúdio de Som do Museu da Imagem e do Som de São Paulo). A previsão de lançamento é o final do primeiro semestre deste ano.

E, para finalizar, a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí, sob a coordenação de Érica Masson, presta homenagem ao compositor e pianista caribenho Michel Camilo. Pianista de jazz, música clássica e popular, Camilo foi vencedor de grandes prêmios internacionais como o Grammy, o Grammy Latino e Emmy. No programa, estão algumas das mais conhecidas obras do também compositor, especialmente arranjadas para essa formação.

Serviço

Festival Grandes Bandas Grandes

Às terças-feiras de maio, 21h

No Almanaque Café (Avenida Albino José Barbosa de Oliveira, 1.240 - Barão Geraldo) - Campinas. Telefone: (19) 3249-0014

Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por