ARTES PLÁSTICAS

Mostra 'Lumina' está em cartaz no Espaço Arte de Campinas

O artista plástico Fábio de Bittencourt expõe 18 pinturas de acrílico sobre tela até 1º de julho

Fábio Trindade
12/05/2013 às 02:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:40
O artista plástico Fábio de Bittencourt ao lado de uma de suas telas (Érica Dezonne/AAN)

O artista plástico Fábio de Bittencourt ao lado de uma de suas telas (Érica Dezonne/AAN)

A boa energia que o artista plástico Fábio de Bittencourt sente durante a criação de seus trabalhos, e que permanece neles quando ficam prontos, foi a inspiração para uma nova série de quadros intitulada 'Lumina'. E sua intenção, com as 18 pinturas de acrílico sobre tela que compõem a mostra em cartaz no Espaço Arte, de Campinas, é justamente passar um pouco dessa energia para o observador, principalmente pela forte preocupação que ele teve com a luminosidade das obras.

“Todo o conceito da série vem de luz. Olhando para as telas, é possível identificar a energia contida nelas, seja na luminosidade enquanto cor, enquanto gesto, enquanto sentimento, e isso é algo que pode ser transmitido para o ser humano”, explica o artista, que contou com a curadoria de Luzia Castañeda. Mas não se trata de algo apenas físico, continua Bittencourt. “Há também a energia espiritual, mística. Até mesmo porque cada observador vivencia e interage com a pintura de uma forma e terá uma experiência única. O importante é entender que tudo é expressão luminosa.”

Formado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Bittencourt decidiu passar um tempo na Europa no ano passado, mais especificamente na Alemanha e Áustria, para se alimentar com o que há de melhor no mundo da arte. Em dois meses, ele passou por 25 lugares diferentes, entre museus e instituições de arte, e, desde então, não consegue parar de produzir. “Ainda não dei conta de toda a informação que eu adquiri lá. Era um desejo antigo ir para a Europa para ter contato com os melhores artistas e isso me inspirou muito. Devo ter feito desde que voltei, em agosto, cerca de 50 pinturas e umas 70 gravuras. É muita coisa.”

Mais do que produzir, Bittencount acredita ter amadurecimento como artista, algo que refletiu diretamente em suas obras. “Estou em um momento mais instável. Muitas das exposições que já fiz influenciaram as seguintes, mas as transformações são inevitáveis, seja na técnica como na vontade de pintar.” 

Serviço

Exposição 'Lumina', de Fábio de Bittencourt 

Até 1º de julho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e sábado, das 9h às 14h

No Espaço Arte (Rua Conceição, 1.111 - Cambuí) - Campinas. Telefone: (19) 2139-3550

De graça

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por