A iniciativa parte da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Monte Mor e Departamento de Controle de Zoonoses da cidade
Fonte: Prefeitura Municipal de Monte Mor com edição de Bianca Pissardo, Bichos e Pets
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Monte Mor, por meio do Departamento de Controle de Zoonoses, está lançando a campanha “Me Leva pra Casa”, ação municipal de adoção de animais e posse responsável.
De acordo com a Diretora de Vigilância em Saúde, Simoni Pacheco, o objetivo da campanha é proporcionar a adoção dos animais que foram recolhidos pelo serviço de Zoonoses Municipal e que se encontram sadios e devidamente castrados.
“Todos os animais que acabam sendo recolhidos, por apresentar riscos à saúde pública, recebem tratamento e muitos acabam se recuperando, ficando aptos a serem adotados. Além disso, a campanha trata da importância da posse responsável e do ato da adoção, o que proporciona aos animais uma vida digna”, declarou Simoni.
Estrutura do CCZ de Monte Mor
Atualmente, o Departamento de Controle de Zoonoses de Monte Mor conta com serviço de canil e gatil terceirizado, o que garante condições dignas aos animais recolhidos.
“A meta da Secretaria de Saúde, juntamente com o governo do prefeito Thiago Assis (PMDB), é construir o Centro de Controle de Zoonoses Municipal e a realização de campanhas periódicas de castração animal. Estamos trabalhando e a expectativa é que isso se torne realidade ao longo do mandato”, declarou Simoni.
O Departamento de Zoonoses realiza ainda a Campanha de Vacinação Anti-Rábica juntamente com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e também faz vistoria zoosanitária. O serviço tem como objetivo diminuir os riscos à saúde humana, ocasionados pela convivência homem-animal de forma inadequada, bem como evitar que os animais sejam submetidos a abusos ou maus-tratos (animais criados em condições inadequadas de higiene, ou presença de entulho ou alimento que favoreça a infestação por animal sinantrópico, entre outros).
Serviço
Os interessados em adotar um cão ou um gato deve ligar para o Departamento de Zoonoses
(19) 3879-7125 e procurar o médico veterinário Eduardo Zart, para que sejam apresentados os animais disponíveis. Após o processo de adoção, o mais novo proprietário de um animal doméstico receberá o “Guia do Proprietário Responsável”, onde terá acesso a todos os cuidados básicos que se deve ter com o novo animal de estimação.
Veja também
Polícia apreende 347 animais silvestres na Chapada Diamantina A PRF também apreendeu 23 galos explorados para rinhas, cinco armas de fogo e um veículo adulterado Projeto que proíbe venda de animais em pet shops é aprovado em Salvador Caso vire lei, a compra somente será permitida em canis credenciados Crocodilo é encontrado no jardim de casa nos EUA Além do animal, a moradora encontrou também ovos; animal foi resgatado Parque Ecológico de São Carlos oferece curso sobre animais peçonhentos Vagas são limitadas e as atividades começam em maio