Espetáculo canadense faz parte da programação da festa Francofolinia promovida pela Aliança Francesa
A atriz Julie Vincent canadense, do Québec, em cena da peça 'Jocasta' (Divulgação)
Como parte da programação da festa Francofolinia, celebrada em países com interesse na cultura francesa, a Aliança Francesa de Campinas apresenta o monólogo Jocasta, com a atriz Julie Vincent, às 20h, no Sesc-Campinas. Inspirado na mitologia grega, o texto tem adaptação contemporânea e trata das condições atuais da mulher.
“A peça se baseia na tragédia homônima de Sófocles, sobre a famosa história de Jocasta, mãe de Édipo, que se apaixona e se casa com o filho sem saber do parentesco. Com base na mitologia, o espetáculo trata de coisas atuais”, explica a responsável pela programação cultural da Aliança, Jaqueline Miqueleto. Francesa radicada em Quebec, no Canadá, Julie Vincent também assina a direção do espetáculo, ao lado de Yves Dagenais.
Originalmente falada em francês, a montagem já foi traduzida para o espanhol e inglês. No Brasil, será apresentada com legendas em português. “A atriz viaja muito com o espetáculo, com toda a companhia, cenário, iluminação.
O monólogo foi apresentado semana passada em São Paulo com ótima resposta do público”, afirma Jaqueline. Segundo ela, o objetivo da iniciativa é divulgar a cultura francesa. Nesta adaptação, a dramaturga uruguaia Mariana Percovich dá a voz que faltava à personagem, resultando numa peça onde a rainha de Tebas deixa em segundo lugar seu papel de mãe e rainha trágica para assumir sua condição de mulher.
Após o espetáculo, a atriz Julie Vincent fará um bate-papo com o público. O espetáculo é aberto ao público, considerando a lotação do teatro. Os ingressos podem ser retirados a partir das 8h na Central de Atendimento do Sesc-Campinas (Rua D. José I, 270/333, Bonfim, fone: 3737-1500).