RÉQUIEM

Minha entrevista com Abujamra: momento de singular emoção

Confira a entrevistada que concedi a este grande homem do teatro - morto nesta terça-feira (28) -, no seu programa da TV Cultura, 'Provocações', em 2008

Katia Fonseca
28/04/2015 às 15:55.
Atualizado em 23/04/2022 às 15:12
A jornalista Katia Fonseca, do Grupo RAC, com Antonio Abujamra, durante entrevista no programa 'Provocações', em 2008 (Divulgação)

A jornalista Katia Fonseca, do Grupo RAC, com Antonio Abujamra, durante entrevista no programa 'Provocações', em 2008 (Divulgação)

Ao saber da notícia da morte de Antonio Abujamra, nesta terça-feira (28), foi inevitável lembrar de um dos momentos mais emocionantes da minha carreira de atriz e de jornalista - quiçá da minha vida! Fui entrevistada por ele, em 2008, no seu programa da TV Cultura, 'Provocações'. Apesar de emocionada pela proximidade com meu ídolo, estava à vontade, como se estivesse na sala da casa de um grande amigo. Abu - como era carinhosamente chamado este grande homem do teatro - tinha visões de mundo e posturas muito semelhantes às minhas (ele sempre foi uma de minhas referências, não só no teatro, como no cotidiano). Sua fina ironia era hilária. Aquele "humor mal-humorado", tão característico, me encantava. As situações mais banais e cotidianas, vistas através de seu olhar crítico, tornava mais rica minha percepção do mundo. Aquela história de que "tudo tem dois lados", para Abujamra seria assim: "tudo tem mil lados e todos muito engraçados". Um homem sagaz, rápido de pensamento e lento nas ações, sobre tudo às de carinho com os seres amados. Abu se demorava no olhar e, durante todos os cerca de 40 minutos que duraram a gravação do programa, eu me senti acolhida e amada. Valorizada. Vejam a entrevista (que está dividida em 3 partes) e me digam: é ou não é um momento único e singular?    

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por