NOVIDADE

Michelin lança pneu que topa tudo

Além de maior durabilidade, LTX Force promete frenagem mais curta em solo molhado e melhor controle

Luís Cesar de Souza Pinto/Especial para a AAN
14/05/2015 às 11:13.
Atualizado em 23/04/2022 às 13:38
Testes realizados por institutos independentes e também no autódromo de Mouras, na Argentina, compravam a eficiência de frenagem do novo pneu MichelInr
 (  Divulgação)

Testes realizados por institutos independentes e também no autódromo de Mouras, na Argentina, compravam a eficiência de frenagem do novo pneu MichelInr ( Divulgação)

O promissor filão representado pelo mercado de utilitários esportivos começa agora a atrair a atenção de fabricantes de pneus, como a francesa Michelin. A empresa apresentou na semana passada, na Argentina, o LTX Force, uma linha de pneus mistos para utilização na cidade e no campo e que tem aplicação específica para crossovers, picapes e utilitários esportivos.Produzido em Itatiaia (RJ), o novo pneu, que chega ao mercado este mês, teve seu projeto desenvolvido no Brasil e leva em conta as condições de rodagem das estradas daqui e de outros países emergentes. De acordo com a Michelin, LTX Force oferece, em comparação com a média dos concorrentes, uma frenagem mais curta em solo molhado e um melhor controle em situações de aquaplanagem, além de maior robustez e maior rendimento quilométrico.“Este lançamento é significativo para nosso continente, pois é o primeiro projeto 100% liderado pelas equipes da Michelin da América do Sul. Inicialmente, vamos atender o mercado sul americano e, num segundo momento, esse pneu será lançado em outros continentes”, ressalta Anoildo Mattos, gerente de Marketing para Pneus de Passeio e Caminhonete da Michelin América do Sul.Desenvolvido para condições severas de uso, o LTX Force aplica as tecnologias provenientes do mundo da competição, como a escultura da banda de rodagem, inspirada no Rally Dakar, e desenhada especialmente para oferecer maior aderência ao solo, com blocos mais altos que proporcionam robustez e melhor tração. Já o novo composto de borracha, atribui ao pneu maior resistência ao desgaste e teve como referência as provas campeonato mundial de rali (WRC). Esses dois novos elementos aplicados ao pneu Michelan deram origem a uma tecnologia batizada de Rally Force.“A melhor maneira de comprovar a eficiência da utilização mista dos pneus é através do mundo das competições automobilísticas, que percorrem as mais diversas regiões do mundo, em todos os tipos de terrenos e solos”, explica Thierry Neuville, piloto do WRC e que também participou do lançamento do a linha LTX Force na Argentina.   No asfalto, o novo pneu Michelin revela performance superior aos concorrentes, conforme foi demonstrado numa bateria de testes realizados na presença de jornalistas no autódromo de Mouras, nas cercanias da capital argentina. O LTX Force freia até dois metros antes do que a média dos concorrentes da categoria de pneus mistos e tem um melhor controle em situações de aquaplanagem. Avaliações semelhantes realizadas na Europa e auditados por instituições independentes como a Dekra e Tuv Sud, também demonstraram os mesmos resultados.Esses resultados também se devem à tecnologia Compactread aplicada nos novos Michelan LTX Froce e que permite maximizar duas performances antagônicas: durabilidade e aderência. Para isso, além de uma escultura com mais borracha, o pneu também recebe um reforço adicional que minimiza a deformação e aumenta a área de contato com o solo, ampliando a aderência em piso molhado.Outro fator importante é o desenho da banda de rodagem, com sulcos longitudinais, que permitem uma drenagem mais eficiente da água para reduzir o risco de aquaplanagem (fenômeno que ocorre quando o carro passa em velocidade por uma lâmina de água superior a 0,7 milímetros e fica sujeito a se descontrolar).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por