ALTA TECNOLOGIA

Michelin apresenta 5 novos pneus para motocicletas

Segundo a fabricante francesa, os modelos oferecem melhor perfomance, segurança e durabilidade

Johnny Inselsperger
17/05/2013 às 21:32.
Atualizado em 25/04/2022 às 15:35
Apresentação dos novos modelos de pneus Michelin para motos (Osvaldo Furiatto Jr/AAN)

Apresentação dos novos modelos de pneus Michelin para motos (Osvaldo Furiatto Jr/AAN)

A Michelin apresentou nesta sexta-feira (17) cinco novos lançamentos de pneus para motocicletas de todas as cilindradas. Segundo a fabricante francesa, os modelos oferecem melhor perfomance, segurança e durabilidade com o objetivo de aumentar o prazer de pilotar motocicletas.

Para os scooters e motos de até 150cc, a Michelan apresentou o Pilot Street, com 12 dimensões diferentes para uso urbano. Foram dois anos de desenvolvimento e pesquisas com consumidores, inclusive no Brasil. O resultado foi um pneu com desenho moderno, muito semelhante aos das motos superesportivas, que melhora o escoamento de água, a aderência nas curvas e uma vida útil 30% maior em relação aos concorrentes.

O Pilot Street Radial foi desenvolvido para as Kawasakis Ninja 250 e 300 e a Honda CB 300R. Segundo a Michelin, é o primeiro pneu radial de alta performance para motos de média cilindrada destinado para utilização na cidade e estrada. A novidade desse modelo é a utilização da sílica no composto que promete uma duração 30% superior ao seu principal concorrente. O desenho também é semelhante aos das motos superesportivas e nos testes em pista molhada precisou de menos espaço para parar. Ainda segundo a fabricante francesa, o Pilot Street Radial melhora a aderência nas retas e segurança nas curvas nos pisos secos ou molhados. A intenção é lançar até 2014 esse modelo de pneu para moto de até 500cc.

ALTAS CILINDRADAS

O Pilot Power 3 foi desenvolvido para motocicletas esportivas que rodam em estradas ou cidades. Sua principal característica é a aderência e segurança no pisto molhado. O novo perfil possibilita melhorar a entrada nas curvas. Os novos compostos e o desenho deixam mais segura as frenagens no pneu dianteiro e a tração na traseira. Além disso, nos testes o Pilot Power 3 também necessitou de um espaço menor que os concorrentes nas frenagens.

Já para quem roda mais em estradas e também nas pistas, como os track-days, a Michelin lançou o Power Supersport, que foi desenvolvido para motocicletas superesportivas. O novo modelo aumenta o contato da borracha com o solo. Nas pistas, o acerto correto é reduzir a pressão e nas estradas utilizar a pressão normal. Nesse modelo foi adotada a evolução tecnológica do 2CT para o 2CT+, que tem melhor aderência e tração no pneu traseiro, principalmente em saídas de curva sob forte aceleração.

Por fim, o Anakee III foi desenvolvido para big trails. O modelo foi homologado pela BMW e segundo a Michelin equipa 80% dos novos modelos R 1200 GS. Indicado para motos que tem entre 600 cc e 1200 cc, foi desenvolvido para viagem por estradas asfaltadas ou de terra. A segurança foi alcançada graças ao novo desenho que melhora a tração e a carcaça mais rígida que deixa a moto mais estável. Ainda segundo a fabricante, nos testes o Anakee III teve uma vida útil 25% maior que o concorrente.

Veja também

Freada com dose extra de segurança Pneu lançado pela Michelin tem tecnologia que faz carro parar alguns metros antes  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por