O NOVO PROJETO GRÁFICO DA METRÓPOLE

Uma história de parceria com o leitor

Da Redação
02/01/2023 às 19:00.
Atualizado em 02/01/2023 às 19:00
Novo logotipo: moderno e mais leve (Metrópole)

Novo logotipo: moderno e mais leve (Metrópole)

Ao circular com sua edição nº 898, a última de 2022, a Metrópole alcança sua maioridade, completando 21 anos de mercado. É a revista de maior circulação, longevidade e importante mídia publicitária em Campinas. Encartada quinzenalmente aos domingos no jornal Correio Popular, privilegia assuntos e personagens da cidade, com matérias sobre comportamento, saúde, lazer, cultura, gastronomia, sustentabilidade, veículos, moda e pets. Direcionada a um público diversificado, mas exigente em qualidade, tem no relacionamento direto com seu leitor sua maior fonte de inspiração.

Apesar das mudanças no mercado publicitário, que hoje está muito mais focado nos veículos digitais do que nos impressos, a Metrópole segue atendendo seus leitores com uma publicação atrativa e cuidadosamente editada. A antiga revista do Correio Popular, criada em 1997, foi o embrião da Metrópole, que nasceu com este nome em 2001. As jornalistas Valéria Forner e Suzamara Santos foram as responsáveis pela edição da publicação por uma década. Forner conta que naquele período a revista era semanal e muito aguardada, inclusive com reservas nas bancas. 

“Me marcou muito esse período pela relação próxima que mantínhamos com o leitor. A Internet começava a avançar, mas o contato com os leitores ainda era no telefone, nas cartas e até pessoalmente. As pessoas ligavam para a redação para fazer sugestões, conversavam muito com a equipe, nos davam um bom retorno do que estava agradando ou não. Os assuntos eram muito relacionados a estilo de vida, moda e comportamento, além de uma parte forte de gastronomia, envolvendo comida e bebida. As pessoas aguardavam nossas sugestões de restaurantes ou botecos para ir conhecer no domingo”, relembra.

Em 2010, todo o jornal – incluindo a revista – passou por uma reformulação gráfica, com novo projeto assinado pelo Cases Y Associats, de Barcelona. Em 2012, a revista aderiu à tendência digital, passando a ocupar seu espaço no novo portal da Rede Anhanguera de Comunicação. Em 2021, quando a nova diretoria assumiu o grupo RAC, a Metrópole se ajustou editorialmente com um conteúdo mais dinâmico e antenado, incluindo mais reportagens e editorias, além de novos colunistas como Manuel Alves Filho na gastronomia e Marilena Furlaneto na crônica. 

Agora é o momento de evoluir e modernizar, o que começa no novo logotipo da Metrópole, criado para traduzir a sua contemporaneidade. Para a publicação se manter conectada também com os novos leitores que vêm chegando, foram feitos ajustes no projeto gráfico para facilitar a leitura, apostando na interatividade.  As fontes (tipo gráfico das letras) acompanham tendências do mercado editorial, além de tornar a leitura mais confortável. A editora Karina Fusco explica que “os elementos gráficos pretendem deixar a leitura leve e fluida, enquanto o conteúdo receberá novas seções, textos concisos e matérias de serviço, para tornar a leitura mais agradável e facilitar o cotidiano do leitor”.  

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por