TECNOLOGIA

Seis passos para identificar um boleto falso

Saber averiguar a veracidade do documento de pagamento pode evitar que você caia em golpes

Aline Guevara
10/10/2022 às 14:35.
Atualizado em 10/10/2022 às 14:35
Sequência de números no código de barras e remetente desconhecido podem indicar possíveis fraudes no documento (pixabay)

Sequência de números no código de barras e remetente desconhecido podem indicar possíveis fraudes no documento (pixabay)

Com a facilidade dos métodos de pagamento através de internet e aplicativos, se alastram os formatos de golpes aplicados para obter dinheiro. Portanto, é preciso estar cada dia mais atento para evitar os prejuízos. A adulteração de boletos, modelo de cobrança bastante utilizado no Brasil, tem se tornado uma maneira comum de enganar as pessoas.

O golpe pode se dar com uma promoção recebida por e-mail, pedidos de doações para instituições necessitadas e até mesmo com pedido de dinheiro de identidades falsificadas de amigos e familiares. Mas com atenção a alguns importantes detalhes do documento, é possível evitar cair em fraudes. 

1. CÓDIGO DE BARRAS 

Confira sempre o código de barras do documento de pagamento e sua sequência de números, que deve ser a mesma, tanto na parte superior quanto na inferior. Fique atento também aos três primeiros números, que devem identificar o banco que emitiu o boleto, e aos últimos, que indicam o valor a ser pago.

2. INSTITUIÇÃO EMISSORA

Identifique e cheque os dados do banco emissor do documento. Além dos três números que identificam a instituição financeira, confira se há também o logotipo do mesmo banco.

3. DADOS DO BENEFICIÁRIO

O boleto deve apresentar um campo com o CPF ou CNPJ de quem receberá o pagamento. Confira o nome do indivíduo ou da loja, para se certificar que está correto. Caso seja um CNPJ, é possível pesquisar junto à Receita Federal para ter certeza se é ou não real.

4. VALOR DO DOCUMENTO

O valor a ser pago deve constar no campo “valor do documento” e precisa ser o mesmo indicado nos últimos números da sequência do código de barras. Também se certifique que o valor cobrado é o mesmo que havia sido informado no momento da compra.

5. REMETENTE DESCONHECIDO

Caso você tenha recebido o boleto de alguém ou alguma empresa que você não conhece, não faça o pagamento. Dê preferência para comprar através dos canais oficiais da instituição financeira ou da loja.

6. NÃO BAIXE O ARQUIVO

Evite fazer o download de arquivos e imprimi-los, pois já existem golpes nos quais criminosos invadem computadores e instalam programas que alteram informações durante a impressão. Prefira sempre visualizar o boleto na página ou abri-lo em arquivo PDF. Se houver qualquer divergência nos pontos acima apresentados, não pague o boleto.

PAGUEI UM BOLETO FALSO. E AGORA?

Comunique imediatamente o banco usado para o pagamento do documento, pois ele pode bloquear a transação. Também entre em contato com a empresa envolvida na fraude, para que ela possa tomar medidas de segurança para evitar que outras pessoas sejam lesadas. E faça um boletim de ocorrência para que as autoridades possam investigar o golpe.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por