PET

RG PET: por que o documento é importante?

O Registro Geral do Animal (RGA), que é obrigatório em algumas cidades, pode ajudar na localização de cães e gatos perdidos

Aline Guevara
21/09/2022 às 13:07.
Atualizado em 26/09/2022 às 12:50
Em Campinas não há um RGA, mas tutor pode obter um documento digital do pet depois da microchipagem do animal (Prefeitura de São Paulo/ Reprodução)

Em Campinas não há um RGA, mas tutor pode obter um documento digital do pet depois da microchipagem do animal (Prefeitura de São Paulo/ Reprodução)

Você sabia que é possível que o seu cachorrinho ou gatinho tenha um RG? Sim, é algo como o documento de identidade tradicional do ser humano e pode ter até a foto do pet. Ele chama Registro Geral do Animal (o RGA) e em alguns lugares, como a cidade de São Paulo, é obrigatório para os bichinhos com mais de três meses de vida. O documento, que desde novembro de 2021 pode ser digital, é mais do que um adereço para manter na carteira do tutor coruja, é importante para a família e para o município.

O RGA registra dados importantes como o nome, espécie, idade, sexo, raça e ainda gera uma identificação única para o animal de estimação, que pode ser gravada na coleira. Os dados do tutor também são armazenados. A partir do documento, timbrado e numerado, é possível encontrar animais perdidos, localizar seus responsáveis e reaproximá-los novamente. Para a prefeitura local, ele ainda confere dados para fazer levantamento da quantidade de pets na cidade, facilitando políticas públicas de proteção animal mais adequadas, como campanhas de vacinação e castração.

O Instituto Pet Brasil (IPB) aponta ainda que o documento pode ser um grande diferencial na localização do animal em caso de perda, fuga e até furto.

Documento em Campinas 

Em Campinas o RGA não está disponível, mas você também pode ter um documento digital do seu pet desde que seja feita a microchipagem do animal de estimação. De acordo com o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal (DPBEA) do município, o registro feito a partir da implantação do chip é bem mais eficiente do que somente o documento físico ou digital com a identificação. Mas ao obter o implante, o pet campineiro também tem direito a um documento com foto. O tutor recebe um login e senha no site www.arquimedes.campinas.sp.gov.br e através do acesso ele mesmo pode imprimir uma versão física deste documento com foto do bichano.

O DPBEA, que realiza também resgates, tratamentos e posterior incentivo à adoção para animais de rua, quando necessário, entrega os pets para os novos tutores já devidamente microchipados e com o documento em ordem.

PARA FAZER A MICROCHIPAGEM E O DOCUMENTO DIGITAL DO SEU PET EM CAMPINAS É PRECISO:

✔ Ter em mãos documentos pessoais do tutor e comprovante de endereço na cidade;

✔ Agendar um horário pelo telefone 156 ou levar o animal diretamente para microchipagem na sede do DPBEA, localizado no Parque Via Norte;

✔ Preencher documentos, validar comprovantes de endereço e aguardar o procedimento, que dura, em média, 30 minutos.

Contato DPBEA: 156 ou plantão pelo número: 2515-7033.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por