SAÚDE

Que tal se alimentar pensando em aumentar a imunidade?

O consumo diário de alguns alimentos é essencial para preparar o sistema imunológico para o combate aos vírus, bactérias e fungos que podem desencadear doenças

Karina Fusco
03/08/2023 às 18:48.
Atualizado em 03/08/2023 às 18:48
Alimentação saudável pode conferir ao corpo resistência contra organismos invasores (FREEPICK)

Alimentação saudável pode conferir ao corpo resistência contra organismos invasores (FREEPICK)

Quantas vezes você ouviu que a baixa imunidade foi a responsável pelo surgimento de doenças como herpes, bronquiolite e até aquele resfriado que te derrubou? Isso sem falar em outras patologias mais sérias, como a tuberculose. Mas você sabe exatamente o que significa estar com a imunidade baixa?

O sistema imunológico é composto por órgãos, células e tecidos que atuam conjuntamente para proteger o organismo de invasores (vírus, bactérias e fungos). Quando as defesas do organismo estão enfraquecidas, essas barreiras não funcionam adequadamente e dão espaço para o surgimento de doenças.

Nesses meses em que há grande oscilação de temperatura, o organismo humano é submetido a uma verdadeira maratona e a necessária resistência às doenças se dá justamente mantendo a imunidade fortalecida.

Como explica Glaucia Pastore, pesquisadora e professora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, a alimentação está diretamente ligada a ter uma imunidade que responda aos desafios microbiológicos e estressantes. “O que você consome diariamente faz com que o seu sistema imune esteja preparado para enfrentar os invasores que podem estar ligados à nossa vida”.

Entre os alimentos que trazem benefícios ao organismo do ponto de vista da imunidade, ela cita alguns que já fazem parte do preparo da comida no dia a dia, como o alho e a cebola. No entanto, ela chama a atenção para um erro comum, que é o superaquecimento, ou seja, deixar quase queimar. “O indicado é refogá-los, mas deixá-los no estágio em que fatores protetores não são destruídos”, diz.

Alimentar-se bem ajuda a fortalecer o organismo (FREEPICK)

Alimentar-se bem ajuda a fortalecer o organismo (FREEPICK)

Frutas e verduras não podem faltar

No cotidiano também devem estar presentes as frutas cítricas, em especial a laranja e o limão, por conterem teor de vitamina C adequado para as dosagens diárias e também por terem outras substâncias de defesa, como os flavonoides e as fibras. O custo acessível é um ponto favorável a elas. “Uma laranja pera média por dia já é uma grande garantia do teor de vitamina C que precisamos ter. Já em situações de gripe ou resfriado forte, o ideal é consumir também o suco de limão com raspas da casca”, orienta Glaucia. “Já quem sofre com gastrite e tem restrição de consumo de tudo o que é ácido, a saída pode ser apostar na goiaba e em verduras como a couve e o repolho”, completa.

Por falar em goiaba, as frutas vermelhas em geral são também de suma importância, inclusive porque contém bons índices de vitamina D. Mas há um porém, elas costumam ficar em desvantagem em relação às cítricas quando se considera o preço. No entanto, apostar nas polpas para fazer suco pode ser uma boa alternativa porque, como esclarece a professora da Unicamp, “elas não têm 100% da vitamina das frutas porque são pasteurizadas, mas sendo de boa marca e procedência, devem conter pelo menos 50%, o que já é muito bom”.

Entre as verduras, o brócolis ganha destaque. “Cada vez mais se descobrem suas propriedades e sua importância na resposta imune. Ele deve ser consumido de duas a três vezes por semana, aliás, a constância é fundamental”, destaca. Isso significa que o preparo pode variar, mas o alimento deve aparecer no cardápio com maior frequência.

Raízes, legumes, castanhas e ovos são igualmente recomendados, o que indica que temos a nosso favor a possibilidade de diversificar o cardápio e variar os itens e receitas no dia a dia. O primeiro passo é não esquecer de inclui-los na lista de compras.

Como saber como anda a imunidade? 

Não ficar doente com frequência é um dos sinais de que sua imunidade está boa. Mas existem exames bioquímicos, que devem ser solicitados por médicos ou nutricionistas, que indicam exatamente o grau de imunidade. Glaucia Pastore reforça que outro bom indicativo é o estado de ânimo. “É bom prestar atenção como acorda, como fica ao longo do dia, se sente muito cansaço. O estresse ataca a nossa imunidade, por isso é preciso ter alguma forma de não deixar com que ele domine a nossa vida”, recomenda.

Herpes e resfriado são doenças comuns atreladas à baixa imunidade (FREEPICK)

Herpes e resfriado são doenças comuns atreladas à baixa imunidade (FREEPICK)

Além da má alimentação, há outros fatores que impactam as defesas do nosso organismo, como:

✓ Estresse

✓ Insônia

✓ Tabagismo

✓ Consumo de álcool em excesso

✓ Sedentarismo

Alimentos que ajudam a aumentar a imunidade

✓ Alho e cebola

✓ Frutas cítricas, como laranja e limão

✓ Frutas vermelhas, como morango, goiaba e acerola

✓ Ovo

✓ Verduras, como brócolis, couve e repolho

✓ Pimenta vermelha (para quem não é alérgico)

✓ Raízes, como batata doce e mandioca

✓ Beterraba

✓ Castanhas, como a do Pará, de caju e também o amendoim

Fonte: Glaucia Pastore, pesquisadora da Unicamp

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por