BEM-ESTAR

O verde do aconchego e da conexão

As plantas dentro da decoração trazem uma reconexão com a natureza, conforto ao ambiente, mas a sua importância pode ser ainda maior quando há o aspecto emocional

Aline Guevara
02/01/2023 às 18:49.
Atualizado em 02/01/2023 às 18:56
As orquídeas são plantas que embelezam os ambientes internos e também garantem boas energias, segundo o Feng Shui (pixabay)

As orquídeas são plantas que embelezam os ambientes internos e também garantem boas energias, segundo o Feng Shui (pixabay)

As tendências de decoração do interior das casas foi transformada. O minimalismo que vinha em alta, explica a designer de interiores Ana Mitzakoff, tem dado lugar para o estilo mais aconchegante. Faz parte dele as fotografias que remetem a momentos marcantes, objetos da casa da mãe ou da avó, e elas: as plantas. “O isolamento social fez com que a gente valorizasse mais o espaço do nosso lar, nos voltássemos para cuidar deste local para que ele se apresentasse como um lugar mais caloroso e que nem sempre encontramos fora. É justamente dessa natureza que vem a sensação de bem-estar e a experiência sensorial”, ressalta. 

Ana desencoraja o uso de plantas artificiais e garante que o resultado não é o mesmo. “É tão mais bonito acompanhar as mudanças da planta ao longo da sua vida. Assim como nós, no inverno elas se fecham e se encolhem, na primavera as folhas e flores nascem”, acrescenta a designer, que acredita que essa sensibilidade e conexão com a natureza viva é muito importante para as pessoas. Não há mais uma explícita divisão entre o jardim e a casa, o verde está por todo lugar. Como um ser vivo que cresce e se desenvolve, não há limite para as conexões que a natureza pode estabelecer com os donos da casa e como ela pode transformar o local. Então, que tal aproveitar esse fim de ano e dar mais espaço para as plantas na sua casa?

Natureza como memória viva

Na casa do arquiteto Caio de Souza Ferreira, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Campinas, as plantas estão longe de ser somente uma decoração. Elas são uma expressão da dedicação e paixão. Foi a esposa Fernanda, ao lado do marido especialista, que idealizou o projeto de paisagismo da residência, de forma que as portas de vidro trouxessem para dentro a visão do jardim e do pergolado repleto de vegetação e arranjos. Hoje, mesmo sem a presença dela, a casa repleta de verde e de cores das diversas flores é alegre e remete ao aconchego. Caio e os dois filhos, Olivia, de 13 anos, e Théo, de 12, cuidam de todas com muito carinho. “O espaço verde virou um santuário para nós”, compartilha Caio. As plantas hoje são motivo de alegria para a família. Algumas mudas vieram da casa da mãe de Fernanda, outros arranjos tinham uma história familiar. Assim foi construído o jardim com elementos para trazer para o lar esse bem-estar, afeto e leveza que as plantas transmitem. 

Entre as favoritas da família estão algumas que trazem cor e aroma para o ambiente, como as orquídeas, com os tom arroxeados, e os odores suaves da lavanda. “Eu adoro trazer pessoas na minha casa para conhecerem o jardim da Fernanda. Todos ficam impressionados. Se tornou um lugar de compartilharmos momentos alegres”.
E assim como fizeram na casa de Caio, as plantas podem mudar totalmente a decoração da sua casa, seja ela grande ou pequena, habitada por uma pessoa ou por uma família numerosa. Ano novo, plantas novas!  

Escolhendo as plantas

Para quem está começando agora a povoar a casa com plantas, não tem experiência e está na dúvida sobre o que deve escolher, Ana Mitzakoff sugere aquelas que precisam de menos água, as que suportam mais o calor e também aquelas em vasos com terra, ao invés de flores de corte que duram menos. Alguns exemplos de plantas bonitas e resistentes para o ambiente interno são: orquídea, dracena, agapanthus e bambu japonês. “Mas no jardim, sou muito fã da jabuticabeira”. 

Ela reforça que é importante que as plantas escolhidas estejam em harmonia com a decoração do ambiente, para que não existam linguagens visuais dissonantes. Mas não há muitas regras sobre espaços que podem ou não receber o verde. Quer colocar uma planta para seu lavabo? Com certeza. Quer levar a natureza para o quarto? A resposta é sim. “Eu mesma tenho por toda a minha casa. Mesmo a cozinha é um bom lugar, especialmente se a escolha for por vasos de plantas que usamos de temperos. Só precisamos respeitar as necessidades de cada uma de iluminação e circulação de ar”.

As boas energias das plantas  

Além de integrar a decoração, as plantas podem contribuir para elevar as energias da casa, deixar o ambiente mais harmônico e até para ajudar a aliviar o estresse. Veja algumas espécies que cumprem estas missões:

  • Lírio da Paz
  • Jiboia
  • Costela-de-Adão
  • Peperômia Caperata
  • Filodendro gloriosum
  • Orquídea
  • Jasmim
Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por