GASTRONOMIA

O prato queridinho do inverno pode ser saudável

É só a temperatura cair que a gente pensa logo em fazer uma ‘fondue’, que agora tem versões mais saudáveis

Cibele Vieira
25/07/2023 às 16:51.
Atualizado em 25/07/2023 às 16:51
O segredo é usar produtos de boa qualidade (pixabay)

O segredo é usar produtos de boa qualidade (pixabay)

Carboidratos e gorduras estão entre os principais ingredientes das comidas preferidas do inverno. Além de mais saciedade, elas trazem a energia necessária para aquecer o corpo e uma boa dose de prazer provocada pelos estímulos cerebrais. Entre os pratos preferidos da estação, a ‘fondue’ - nas versões queijo, carne e chocolate – ganham a preferência no paladar brasileiro. Tanto que muitos restaurantes incluem a iguaria em seus cardápios nessa época e os mercados recebem várias versões industrializadas que facilitam o acesso e a praticidade para quem quer reunir amigos para uma noite caseira e saborosa. 

A chef campineira Alê Lembo, que é formada em alta gastronomia e gastronomia funcional, lembra que é possível preparar esses pratos em casa de maneira mais saudável, substituindo alguns ingredientes da receita tradicional ou fugindo dos aditivos dos industrializados. “Bons ingredientes – como um queijo de qualidade ou uma carne nobre como o filé mignon – fazem toda diferença no preparo”, lembra a chef, porque eles conseguem atrair mais sabor e cremosidade ao prato. Para a fondue de queijo, ela alerta ser fundamental usar vinho branco seco e a noz-moscada ralada na hora. 

Mas ao falar de produções caseiras, saborosas e saudáveis, Alê Lembo propõe pequenas substituições que fazem muita diferença. Uma delas é eliminar a fritura da carne, sugerida na fondue tradicional, por uma carne em tiras mergulhada em um saboroso molho de legumes. “Isso amplia o sabor, torna a carne mais macia e molhadinha. Como acompanhamentos, além do pão, podemos incluir algumas pastas, como a de grão-de-bico, por exemplo. Ou legumes cozidos para mergulhar no molho de queijo, como brócolis, cenoura e batatinha, para substituir ou compor com o pão”, comenta. 

Uma doce e tentadora combinação que alimenta e dá prazer (pixabay)

Uma doce e tentadora combinação que alimenta e dá prazer (pixabay)

Já a fondue de chocolate, que geralmente entra como sobremesa, “é mais simples e pode ser acompanhada do chocolate de preferência – ao leite ou amargo – e é preparada como uma guanache, derretido e com creme de leite, além de manteiga para dar brilho”, ensina a chef. Como quase todas as frutas combinam com o chocolate, ele se torna mais saudável, mas quem quiser pode usar biscoitos, palitos de wafers e suspiro para mergulhar na calda de chocolate. O importante, ressalta a chef, “é o ritual que proporciona, de juntar pessoas no entorno de uma mesa de maneira prazerosa”.

O frio muda os cardápios

Maria Ângela Severino, chef de cozinha e professora de Gastronomia da PUC-Campinas, ensina que o frio altera os cardápios, pois o corpo pede uma comida que sustente mais, que seja mais temperada. Por isso entram também os cremes, os molhos encorpados, os pratos com queijos e as sobremesas quentes à base de chocolate. “A gente precisa de mais energia para aguentar o inverno e essas comidas mantêm o calor do corpo”, comenta. Até as bebidas entram nessa linha e, além dos vinhos que tradicionalmente acompanham os pratos, entram também coquetéis com canela e gengibre, pois são ingredientes que aquecem. 

RECEITA DE FONDUE DE QUEIJO SAUDÁVEL 

Chef Alê Lembo 

INGREDIENTES:

✓ 100g de queijo Serra da Canastra picado

✓ 150g de queijo cottage zero lactose

✓ 100g de queijo meia cura picado

✓ 100ml de leite de arroz (pode ser de castanha ou zero lactose)

✓ 1 colher de sopa de polvilho azedo

✓ 1 colher de chá de azeite

✓ ¼ de xícara de vinho branco seco (ou suco de uva branca)

✓ 1 dente de alho (partido ao meio)

✓ 1 pitada de noz-moscada moída na hora

✓ Cúrcuma e pimenta-do-reino a gosto

✓ Sal rosa do Himalaia a gosto (para ajustar o sabor ao final, se necessário)

MODO DE PREPARO:

Em um liquidificador ou processador de alimentos, bata o leite com os queijos, o polvilho e o vinho. Esfregue metade no dente de alho no fundo de uma panela e leve ao fogo, acrescentando o azeite. Em seguida, despeje a mistura do liquidificador, coloque a noz-moscada ralada, a cúrcuma e a pimenta-doreino. Prove e ajuste o sal. Deixe em fogo médio e vá mexendo até engrossar.

Esfregue a outra metade do dente de alho no fundo da panela de fondue e transfira a mistura para lá, mantendo aquecida com o réchaud.

Sugestão de acompanhamentos: pedaços de pão de fermentação natural, pedaços de pão low carb, iscas de filet mignon grelhadas, peito de frango em tiras grelhado, cogumelos grelhados, tomate cereja, mini cebolas cozidas em água, couve-flor cozida no vapor, mini cenouras cozidas no vapor, castanhas ou aspargos cozidos no vapor. 

Festival de Inverno

A Adega Cave do Douro, localizada dentro do Royal Palm Plaza Resort, em Campinas, promove as últimas semanas do seu Festival de Inverno 2023, que encerra em 12 de agosto. Aberto para hóspedes e passantes, o festival oferece sopas e cremes, pratos especiais como o “Queijo Raclette” e opções de fondues doce e salgadas em receitas diferenciadas. A sofisticada culinária do festival, que leva a assinatura do chef Daniel Valay, harmoniza com os vinhos da casa, com mais de 120 rótulos, e o sommelier pode sugerir combinações. Atendimento na Adega Cave do Douro (Av. Royal Palm Plaza, 277) é de terça-feira a domingo, das 19h às 22h30, com reservas pelo telefone (19) 99711-9371 ou e-mail: [email protected]

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por