COMPORTAMENTO

Moda e maquiagem: o que está em alta para o inverno 2022

Consultoras de moda e estilo de Campinas elencam o que é tendência para a temporada mais fria do ano

Aline Guevara
27/06/2022 às 12:50.
Atualizado em 27/06/2022 às 12:50

A chegada do período mais frio do ano traz consigo tendências que podem ser implementadas nos looks e maquiagem do dia a dia (Gustavo Tilio)

A recente mudança do outono para o inverno no dia 21 de junho, com a consequente expectativa de queda nos termômetros, e os desfiles das últimas semanas impulsionaram as tendências de moda e maquiagem que vêm para ficar e ganham espaço nos guarda-roupas e no dia a dia durante o período mais frio do ano. 

Para a consultora de moda e personal stylist Camila Diniz, eventos como o recente São Paulo Fashion Week continuam bastante relevantes. “Influenciam para que possamos acompanhar as tendências tanto da moda comercial, que encontramos no varejo, quanto na moda conceito, que relata, além da usual licença poética, também algumas tendências de comportamento da sociedade”, afirma ela, que acompanhou de perto o tradicional evento na capital paulista entre 31 de maio e 4 de junho. A partir desta experiência e ao acompanhar os demais eventos do setor, a especialista de Campinas elenca algumas peças que estão em alta e já ganham adeptos. 

Na hora de se esquentar, vale apostar em casacos, jaquetas e blazers, mas cada um com sua particularidade. Estão em alta, de acordo com Camila, as opções mais felpudas dos casacos, conhecidos popularmente como “teddy”. A peça pode vir inteira no tecido de pelúcia ou então apenas em detalhes como a gola e os punhos. Outra opção, o couro continua como uma excelente escolha para o tecido das peças superiores, inclusive nos blazers. Tendências da estação são também duas peças confortáveis e aconchegantes: o trench coat, uma espécie de sobretudo acinturado que pode vir em tecidos mais leves ou quentes, e a jaqueta puffer, também conhecida como Michelin, que apresenta uma peça leve e despojada, podendo entrar nos mais variados looks, seja o mais básico esportivo ou sobreposto a um estilo mais formal.

O conforto também faz parte dos looks de inverno e os conjuntos de moletom ganham estilos mais casuais para o dia a dia. Para a consultora de moda, também não é hora de abandonar os vestidos, pois estão longe de serem apenas vestimentas exclusivas do verão. A sugestão de Camila é usar modelos mais rentes ao corpo para dar elegância ao look.

Para os pés, a aposta certeira apontada pela consultora de moda é a bota, mas as opções são muito diversas e adaptáveis a cada estilo. As over the knees, como são conhecidas aquelas cujo cano sobe até o joelho, voltam ao cenário da moda juntamente com as do estilo western, meio caubói, e os coturnos. Os calçados loafers, estilo mocassim, também estão em alta na temporada. 

Entre tecidos e tons 

Alguns tecidos são realeza quando falamos em inverno: lã, veludo, couro sintético e cashmere. Segundo a consultora de estilo Nashala Goldar, na hora da escolha, as texturas saem na frente. “O clima frio sempre chama por peças com textura, como tricôs e pelúcias. Além disso, a ascensão do trabalho manual foi algo que teve grande destaque nas passarelas brasileiras, com crochês e macramês”, descreve Nashala. Mas se no Brasil, por causa da época, encontramos os tecidos mais pesados, nas passarelas internacionais em climas mais quentes estiveram presentes as rendas e as transparências, indo do “sexy ao dramático ou romântico”, conta a consultora de Campinas, que acredita que eles também podem dar as caras no nosso frio mais brando. 

No outro espectro, as cores também são pontos de atenção no look invernal, que é constantemente associado a algumas tonalidades mais neutras. “Os tons terrosos vêm com tudo nessa temporada: tonalidades de marrom, caramelo, bege, terracota, rosa queimado e verde-oliva. O legal dessas cores é que são fáceis de combinar”, explica a consultora de estilo. Mas estas não são as únicas opções, segundo ela. “Outras cores-tendência no momento são o pink e o verde, que são mais intensas e ousadas”, completa. 

Múltiplas possibilidades na maquiagem

Os adeptos à maquiagem mais leve podem comemorar, pois de acordo com a personal stylist Camila Diniz a pele mais natural vem forte na temporada. Portanto vale apostar em tons neutros, blush que ressalta apenas o rubor do rosto. Na boca, o nude está em alta e é possível usá-lo seguindo o ombré lips, com um contorno labial num tom mais forte do que o do batom. E esqueça as sobrancelhas finas e milimetricamente marcadas. Completando o visual natural, a tendência é o fluffy, ou fofo. São fios longos, volumosos e levemente separados, mantendo o desenho original do rosto. 

São os olhos que têm recebido mais variações na temporada. Para quem prefere manter a maquiagem natural, pode apostar no leve esfumado com as raízes dos cílios escuras. Mas quem prefere ousar um pouco mais, pode seguir a tendência do delineado gráfico, que inclui traços diferentes sobre o tradicional “olho gatinho”, que já fez bastante sucesso internacionalmente, tem vindo com força para a maquiagem brasileira nas últimas estações e segue firme no inverno. 

A consultora de estilo Nashala Goldar também aponta que nas passarelas nacionais e internacionais foi possível ver muitas sombras coloridas. “Elas podem vir só como pontos de cor estratégicos, como por exemplo no canto interno do olho ou esfumadas por toda a pálpebra”. O brilho também está em alta, seja representado por sombras prateadas ou mesmo em pedrarias que emolduram as linhas dos olhos.

Estilo próprio em primeiro lugar

Apesar do que indicam as tendências de inverno, Nashala lembra que é preciso olhar um pouco mais para dentro quando vamos escolher nossas peças. “As tendências podem ser seguidas se fazem sentido para quem a gente é e para mensagem que queremos passar com as roupas que vestimos. Usar algo que está em alta só por estar na moda pode ser um caminho complicado, já que as peças podem ficar datadas e você perder o interesse em usá-las”, explica. Segundo ela, é mais fácil mantermos uma roupa no armário se ela já faz parte do nosso estilo e nos representa de alguma forma. “Então, quando bater aquela vontade de comprar o ‘must have’ da estação, pare e pense: isso combina com outras peças que já tenho? Vai ser fácil usar? Eu realmente gosto disso, ou quero comprar porque todo mundo está usando?”, reforça.

QUATRO ACESSÓRIOS QUE PODEM COMPLEMENTAR SEU LOOK NA TEMPORADA

• As meias-calças estão de volta com tudo, seja no fio 15, no 40 ou até no 80. Elas chegam com várias estampas, cores e texturas e são opção para quem quer trazer mais estilo para o visual ou apostar no uso de vestidos durante a estação mais fria;

• As pashminas e echarpes são sempre boas opções para se aquecer, trazer estilo e até mesmo incluir uma tonalidade mais colorida no look neutro;

• Os chapéus bucket hat, aqueles com a aba inclinada para baixo, têm dominado a cabeça dos influenciadores e vêm trazendo o estilo urbano para as roupas;

• Os turbantes de inverno são uma opção bastante estilosa e confortável para quem não abre mão de ficar quentinho da cabeça aos pés.

Fontes: Camila Diniz e Nashala Goldar

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por