TURISMO

Fim de semana cultural e gastronômico em Sampa

Se hospedar na região dos Jardins é uma boa escolha para vivenciar o melhor da capital paulista e se surpreender com opções que muitas vezes passam despercebidas

Karina Fusco
10/08/2022 às 11:16.
Atualizado em 10/08/2022 às 11:35
A exposição Kumihimo reserva muitas surpresas para os visitantes da Japan House; espaço cultural mantém uma agenda dinâmica (Wagner Romano)

A exposição Kumihimo reserva muitas surpresas para os visitantes da Japan House; espaço cultural mantém uma agenda dinâmica (Wagner Romano)

Quando se pensa na cultura oriental ou em atrações relacionadas ao país insular no Oceano Pacífico, mas perto de nós, automaticamente vem à mente o bairro da Liberdade, em São Paulo. No entanto, é no número 52 da famosa Avenida Paulista que fica um dos endereços mais atrativos para quem quer conhecer melhor a cultura japonesa. A Japan House é um espaço que tem como missão apresentar o Japão contemporâneo sob o olhar da arte, tecnologia e negócios. Desde sua inauguração, em 2017, o local tem sediado inúmeras exposições de arte – foram mais de 30 até agora – e tem atraído o público para interessantes eventos em áreas como arquitetura, tecnologia, gastronomia, moda e arte.

A fachada do prédio já chama a atenção que quem passa pela avenida icônica dos executivos apressados. Ela é composta por Hinoki, uma espécie de pinheiro nativo do Japão que engana os olhos dando a impressão de que a matéria-prima é ferro. Construída por uma equipe de cinco artesãos japoneses especializados na arte de encaixes da nobre madeira extraída de manejo sustentável, a fachada tem 36 metros de largura, 11 de altura e mais de seis toneladas de Hinoki, que vieram do Japão.

O projeto é de um consagrado arquiteto japonês chamado Kengo Kuma, que se inspirou no Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera, inaugurado em 1954, em parceria com um escritório paulistano.

Também chama a atenção do lado de fora uma parede feita por cobogós de concreto, uma releitura de Kengo Kuma dos elementos vazados que tanto sucesso fizeram na arquitetura brasileira dos anos 1930. E na frente da Japan House, turistas e moradores de São Paulo costumam parar para fotografar a beleza do imóvel. Mas quem fica só na frente, perde uma grande oportunidade de se encantar com o que há na parte interna. Ali, além de espaço para exposições e eventos, há lojas, um café e um restaurante com delícias da gastronomia japonesa.

JÁ OUVIU FALAR DE KUMIHIMO? 

Quem já visitou uma vez a Japan House São Paulo – existem outras duas unidades, uma em Londres e outra em Los Angeles – não deve achar que já viu tudo o que tinha para ver. Isso porque a casa não trabalha com acervo fixo e sim com mostras temporárias, o que significa que sempre tem novidade por lá.

Até 28 de agosto fica em cartaz a exposição “Kumihimo - a arte do trançado japonês com seda”. Trata-se de uma mostra inédita no Brasil, apresentada por Domyo, empresa familiar tradicional sediada em Tóquio, que criou a técnica em 1652 e há mais de dez gerações produz artesanalmente cordões de seda, feitos à mão por artesãos que trabalham exclusivamente para a companhia.

Em japonês, kumihimo significa “cordas trançadas”. O termo é utilizado para se referir a amarrações de três ou mais feixes de fios de seda, formando cordões a partir da sobreposição diagonal desses fios de maneira regular e uniforme. Conforme o visitante vai caminhando entre as demonstrações da técnica e as peças produzidas que formam desenhos minuciosos e surpreendentes, vai se encantando com a preservação da cultura daquele país.

São mais de 30 reproduções de peças de kumihimo históricos, ferramentas utilizadas pelos artesãos e vídeos que contam com recursos de acessibilidade. A entrada é gratuita e uma boa dica é ir sem pressa, para poder apreciar tudo com calma e depois parar no café ou o restaurante para provar algo típico.

(Ricardo Basset)

(Ricardo Basset)

UMA ESTADIA, MUITAS POSSIBILIDADES 

Para visitar com calma esta e outras atrações culturais na região, é mais do que providencial se hospedar por ali. O Tivoli Mofarrej, localizado na Alameda Santos, a um quarteirão da Avenida Paulista, é uma excelente escolha. Após fazer o check-in e se acomodar em uma das mais de 200 suítes do hotel cinco estrelas, onde já estiveram hóspedes ilustres, como o rei da Suécia, é indidicado se programar para aproveitar a estrutura de lazer e as opções gastronômicas do local. Entre elas está o Seen Restaurant & Bar, localizado no 23º andar, que oferece uma vista privilegiada para o skyline da capital, em um ambiente agradável para bater papo, provar bons drinques, como os temáticos do zodíaco, e saborear desde petiscos até pratos elaborados, sem esquecer das sobremesas – que são divinas!

(Divulgação)

(Divulgação)

Da cozinha comandada pela chef Gizely Rocha saem preparos que antes da primeira mordida já conquistam os visitantes. Com apresentações impecáveis, pratos como o ancho wagnu, o arroz de frutos do mar e carpaccio de polvo fazem enorme sucesso por ali. É altamente recomendável colocar o ponto final na refeição com a saborosíssima bomba merengue ou então com a cheesecake yuzu, que leva framboesa.

No térreo, próximo à área da piscina fica o Must Bar, um ambiente bastante procurado por quem curte jazz. O local também serve a famosa feijoada aos sábados ao som de um sambinha bem atrativo. Ah! Não faça o check-out sem antes aderir a uma massagem no Anantara Spa! Pelo menos uma hora de relaxamento naquele ambiente que exala calmaria é a melhor forma de voltar para casa já pensando na próxima visita. 

Da piscina na área de lazer aos ambientes de gastronomia, que também são abertos a não hóspedes - é possível se desligar e curtir o fim de semana no Tivoli Mofarrej (Divulgação)

Da piscina na área de lazer aos ambientes de gastronomia, que também são abertos a não hóspedes - é possível se desligar e curtir o fim de semana no Tivoli Mofarrej (Divulgação)

A jornalista viajou a convite do Tivoli Mofarrej

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por