avanços

Espaços culturais retomam atendimento presencial

Com protocolos de segurança definidos e com novos eventos na agenda, aos poucos o público começa a sair de casa

02/08/2021 às 19:47.
Atualizado em 26/03/2022 às 00:02
A rede Cinemark levou um grupo de infectologistas do Hospital Israelita Albert Einstein para visitar suas salas (Divulgação)

A rede Cinemark levou um grupo de infectologistas do Hospital Israelita Albert Einstein para visitar suas salas (Divulgação)

Depois de uma longa temporada sem público presencial em museus, teatros e shows, a retomada da vida cultural começa a ser planejada. Com o avanço dos níveis de vacinação, a prefeitura liberou as atividades presenciais nos espaços culturais públicos de Campinas na última segunda-feira (26/07).

Teatros, Museus, Bibliotecas e Casas de Cultura tiveram seus horários de funcionamento definidos e, para retomada do atendimento presencial ao público, terão que obedecer aos protocolos de proteção contra a covid-19, como distanciamento social, uso de máscaras e oferta de álcool em gel para os visitantes.

Os cinemas, galerias de arte e teatros privados da cidade já estavam com o funcionamento parcialmente liberado, com público reduzido e cuidados preventivos.

De olho na agenda

Para comemorar a essa retomada alguns locais já formatam seus eventos, como é o caso do Tastethe Music - que combina música e gastronomia - programado para o final de semana de 20 a 22 de agosto na área externa do Shopping Iguatemi. Também a Mostra Campinas Decor – arquitetura e decoração – que foi cancelada no ano passado por conta da pandemia, já agendou nova temporada: de 3 de setembro a 2 de novembro, no antigo prédio do Cotuca (Rua Culto à Ciência).E o Teatro Oficina do Estudante (Iguatemi) ampliou a agenda para agosto com espetáculos de música e humor.

Outros eventos - alguns já estavam abertos com visitas controladas - ganham destaque por serem gratuitos. O espaço Rabeca Cultural, no distrito de Sousas, está com a exposição Besiro Yes do boliviano Leoni até 8 de setembro. No Museu da Cidade (Casa de Vidro, no Lago do Café) a exposição provocativa Ocupação Escritas Ocultadas segue até dezembro, gratuitamente, com atualizações mensais no acervo.

O galpão multiuso do Sesc exibe, até 31 de agosto, a mostra gratuita Pasteur, o Cientista, que convida visitantes de todas as idades a reviver as descobertas do notável cientista em experiências lúdicas e interativas. O Museu de Arte Contemporânea de Campinas (MACC) mantém até 10 de setembro a exposição Condição de Chegada, do arquiteto e artista visual Alexandre Silveira.

Telas com segurança

Os cinemas já estão com ocupação de 60% da capacidade máxima em suas salas. Entre os procedimentos adotados estão a medição de temperatura de todos os clientes antes da entrada para as salas- quando não há checagem prévia na entrada do shopping -,totens de álcool gel, poltronas interditadas (garantindo a ocupação máxima permitida) e higienização nos intervalos entre cada sessão.

A rede Cinemark levou um grupo de infectologistas do Hospital Israelita Albert Einstein para visitar suas salas, fazendo o percurso feito por clientes e funcionários, construindo os protocolos para tornar a jornada do espectador nos complexos mais segura. A tecnologia também é aliada da Cinemark no processo de reabertura, garantindo o distanciamento social em toda a jornada do cliente ao evitar filas e aglomerações.

A tecnologia também é aliada para evitar filas com a compra virtual de ingressos ou pipoca.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por