ESPECIAL FESTAS

Dicas para organizar as bodas de prata ou de ouro

Eventos que celebram os 25 e 50 anos do casamento seguem alguns protocolos, mas quem decide é o casal

Aline Guevara
14/09/2022 às 13:33.
Atualizado em 14/09/2022 às 13:33

Eventos que celebram os 25 e 50 anos do casamento (Fabiano Fantin)

As festas que celebram a união de um casal não acabam no casamento e as renovações de votos podem ser tão especiais quanto a cerimônia original. Elas podem ser comemoradas todos os anos, mas destacam-se duas delas: as bodas de prata, que marcam 25 anos, e as bodas de ouro, de 50 anos. “A de prata é bastante representativa, porque é um metal antigo que remete à pureza, fidelidade e durabilidade. Traz em si a ideia da maturidade e cumplicidade da relação entre essas duas pessoas. Da prata a gente chega no ouro, que tem um significado maior, refletindo o brilho e a resplandecência desse amor”, descreve Fabiano Fantin, cerimonialista e responsável pela área de eventos do Senac Campinas. O especialista dá algumas dicas para a preparação dos dois eventos.

A cor que representa as bodas pode estar presente na decoração, no bolo e nas lembrancinhas da comeoração (Fabiano Fantin)

Lista de convidados

Independente da escala da festa ou das escolhas do tipo de celebração, a lista de convidados deve ser o primeiro item a ser feito. “É a partir disso que a festa será definida e serão mais assertivas as decisões em relação ao tipo de evento, de gastronomia e de espaço”.

Detalhes na cor do metal

O simbolismo dos metais, prata e ouro, pode ser visto nos detalhes de decoração da festa, dando identidade à celebração. As roupas do casal também podem trazer as cores prateadas e douradas.

Cerimônia e troca das alianças

A cerimônia de renovação de votos também faz parte da festa de bodas. Ela pode ser conduzida por um representante religioso, um celebrante ou um amigo do casal que vivenciou parte de sua história. As alianças também são importantes, pois as bodas de prata e de ouro costumam representar o momento de troca das joias. “No geral, a nova aliança tem algum detalhe que remete à renovação, como um cravejado de brilhantes ou um detalhe em prata nos 25 anos. Nos 50 anos, o que marca é a pompa. O casal pode fazer um anel mais grosso, incluir uma joia mais robusta ou até um maior número de detalhes”, conta Fabiano.

Bodas é história

As bodas assinalam a história do casal, portanto é bastante simbólico incluir na festa detalhes da vida dos dois. No lugar dos padrinhos e madrinhas podem estar os filhos e netos. Fotos de momentos importantes dos dois podem ser usadas para decorar o espaço. “Já vi casais fazerem uma retrospectiva e é muito legal porque geralmente os convidados viveram parte dessa história”, detalha.

Remetendo à festa de casamento

Detalhes que lembrem da festa original são muito bem-vindos, como a comida que havia sido servida e provoca memória afetiva ou a trilha sonora nostálgica. Afinal, muitas vezes o casal quer reviver aquele momento especial. Outra possibilidade é trazer para as bodas aquele sonho que não pôde ser concretizado no casamento. 

Decisão do casal

Existem alguns protocolos em festas de bodas que norteiam a organização do evento, mas a decisão final fica por conta do casal. “Aqueles que preferem a festa clássica costumam seguir mais esses protocolos, mas outros, às vezes mais modernos, são adeptos de escolhas menos tradicionais. Tem aqueles que vão preferir um jantar, outros vão escolher um brunch para seus convidados. Vai muito do estilo dos dois”, explica o especialista. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por