Depois de aposentar a professora mergulhou de vez no universo fashion (Alessandro Torres)
A professora aposentada Vera Lúcia Ribeiro Mortean, de 74 anos, é apaixonada pela vida e por moda. Natural de Bernardino de Campos, SP, se mudou para a capital paulista aos 19 anos e lá se casou. Tem três filhos (uma mulher e dois homens) e dois netos (uma menina e um menino) e há 42 anos vive em Campinas. Apesar de sempre gostar do universo que envolve roupas, calçados e acessórios, ela fez faculdade de Letras e lecionou português ao longo de 15 anos, até 2009, quando se aposentou. Foi aí que ela decidiu mergulhar de cabeça nessa paixão. “Comecei a frequentar eventos de moda, desfiles, palestras e abri uma conta no Instagram. Deixei meu cabelo natural e comecei a ter mais visibilidade. Daí surgiram convites para fotos de marca de roupas, óculos e acessórios”, revela.
Impossível estar em um mesmo local e não perceber a presença dela. Sempre muito estilosa e esbanjando simpatia, Vera é muito ativa: faz hidroginástica, se reúne sempre com as amigas, principalmente para um café, frequenta eventos e programas culturais. “Como gosto de um estilo mais criativo, compro minhas peças em lugares variados: nas lojas de shopping, lojas de rua e em brechós. Gosto muito de brechó, é onde encontro peças únicas para compor meus looks”, avisa.
Vera marca presença no Brechó Infini, de Léo Colhado (Arquivo pessoal)
A influenciadora de moda não esconde que há 10 anos resolveu não tingir mais o cabelo. “No começo é difícil porque o cabelo fica desbotado e as pessoas falam que você está envelhecida e relaxada, mas não devemos nos importar com a opinião dos outros, se você tem um propósito você consegue!”. Ela afirma que gostou do resultado e segue feliz com seu cabelo natural, mas avisa: “cabelos grisalhos têm que ter um bom corte e serem bem cuidados”.
Para onde vai, ela capricha no visual. “As pessoas gostam e vêm falar comigo. Acabo influenciando muitas pessoas pela minha idade porque acham que usar certo tipo de roupa não fica bem. Eu aconselho: use o que tem vontade e o que te deixa confortável, sem se preocupar com a opinião dos outros. Seja sempre você!” Foi em um café no Cambuí que aconteceu o papo com a Metrópole e ela contou sobre os locais onde gosta de ir.
Encontro com as amigas e consultoras de moda, Nath Barbosa e Camila Diniz (Arquivo pessoal)
Onde você compra suas peças?
Geralmente nos brechós de Campinas: Ateliê Ajeito e Faço, Brechó Infini (do Léo Colhado), Único, Dig for Fashion, Brexó Ana Duleh, e loja de rua, como a Santa Costura.
Quais são os salões de beleza que você frequenta?
Monalisa, Spaço Dio Spa & Beauty (com o Willian Gonzales) e Smart Escova, mas também gosto muito de conhecer novos profissionais, como da última vez que cortei o cabelo no Don Barba, do Iguatemi Campinas
Cafés para se encontrar com as amigas no final da tarde?
Gosto de me reunir com elas sempre e também adoro fazer amizades. Meus cafés preferidos são o Nebline, o Maria Antonieta e Adélia Boulangerie, todos no Cambuí. Este é o meu bairro preferido na cidade. Acho um charme!
Qual é o seu restaurante preferido em Campinas?
O restaurante Macarronada Italiana, que fica perto de casa.
Quais são seus programas culturais favoritos em Campinas?
As apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, peças e shows no Teatro Castro Mendes e encontros literários com Eduardo Barbosa. Aliás, Clarice Lispector e Fernando Pessoa são meus autores favoritos.
No WBazar no Tênis Clube (Huguette Gallo)
Na sua opinião, o que falta na cidade?
Mais lugares para eventos culturais. Por mim eu iria todos os dias.
Quais são os eventos de moda que gosta de frequentar?
Feiras que acontecem pela cidade, bazares, lançamento de coleção em lojas como Setor e Sagrado Ócio, palestras com João Braga no D’Bureau Design e cursos da Ale Daga.
Onde gosta de fazer compras para casa?
Vou ao Oba Hortifruti, que é perto de casa e encontro tudo o que preciso, mas também gosto muito do Savegnago.
Endereço ideal para malhar?
Faço hidroginástica duas vezes por semana na Aqua Fiori Assessoria Aquática.
Qual foi a viagem marcante que fez?
Para Natal, no Rio Grande do Norte. Adorei suas extensas dunas.
E qual é a viagem dos seus sonhos?
Para Paris.
Com a artista Arianne Vitale Cardoso na Fêmea Fábrica, em Campinas (Arquivo pessoal)
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram. Siga também a Metrópole.