Por onde anda você?

Bate-papo com Thiago Ferrari

Em uma conversa descontraída, Thiago Ferrari confessou que as duas questões que o motivam hoje são ser pai e cuidar de políticas públicas para a primeira infância, e contou sobre os locais onde gosta de ir, sobretudo acompanhado das filha

Karina Fusco
21/11/2023 às 18:10.
Atualizado em 21/11/2023 às 18:15
Ser pai e coordenar o PIC são as principais realizações do campineiro (Rodrigo Zanotto)

Ser pai e coordenar o PIC são as principais realizações do campineiro (Rodrigo Zanotto)

O advogado Thiago Ferrari, de 49 anos, é um campineiro que não esconde sua paixão pela cidade. Ele nasceu na Maternidade de Campinas, passou a infância no bairro do Castelo e depois se mudou para Barão Geraldo, mas permaneceu circulando muito entre o Castelo e o Bonfim. Frequentava o Círculo Militar e integrou a seleção do Círculo Militar, que ele diz que foi o melhor time local na época, se destacando em torneios regionais. Entre jogos de futebol, passeios de bicicleta e convivência com amigos, curtiu muito a infância. “Cresci praticando esportes, o que é muito bom para aprender a lidar com decepções e saber trabalhar em equipe” .

Desde a infância ele valoriza a atividade física (Arquivo pessoal)

Desde a infância ele valoriza a atividade física (Arquivo pessoal)

Ao longo de um ano e meio morou em Beckham, São Francisco, nos Estados Unidos, acompanhando a mãe Elenice –ainda hoje sua maior referência -, que foi fazer um pós-doutorado. De volta ao Brasil, morou em Barão Geraldo, onde construiu grandes amizades, e enquanto estudava na Escola Comunitária, lembra que já se incomodava ao ver a Vila Brandina. Antes estudou na Curumim, escola na qual sua mãe foi uma das fundadoras. Após um ano de cursinho no Anglo, cursou Direito na PUC-Campinas, e ali aumentou seu círculo de amizades. Foi também quando enfrentou situações bem desafiadoras. Quando estava no último ano da graduação, rompeu o ligamento do joelho e pegou infecção hospitalar. “Me lembro até hoje que eu fazia fisioterapia no Nilvaldo Baldo, que me falou que foi a melhor coisa que poderia acontecer na minha vida. Mas é fato que foi um momento em que eu pude refletir bastante. Muito do que eu sou hoje é pelo que eu passei. Entendi a importância de dar valor para quem me dava, me aproximei mais de Deus, refleti muito e entendi alguns propósitos”, revela. Ele lembra com carinho que naquela época, uma das pessoas que mais o apoiou foi Thiago Santini, que faleceu em 2000. “Aprendi com ele que uma ligação já faz muita diferença e acalenta o coração. Quando ele ficou doente, acho que consegui retribuir”.

Thiago trabalhou no escritório Frisi Vasconcelos, depois montou seu próprio escritório, e como sempre gostou muito de política acabou se envolvendo com temas que impactam a vida da sociedade e foi subprefeito de Barão Geraldo, vereador por dois mandatos. Foi quando também se tornou pai, papel que exerce com enorme paixão. Passou pela Fundação José Pedro de Oliveira, depois ficou um ano com a família no Canadá – outra experiência muito marcante e de muito aprendizado – e ao voltar ao Brasil aceitou o convite de trabalhar com educação, área que sempre defendeu e já tinha experiência como professor universitário. Hoje atua como coordenador executivo do Plano Primeira Infância (PIC), onde está seu propósito de vida. Em uma conversa descontraída com a Metrópole, ele confessou que as duas questões que o motivam hoje são ser pai e cuidar de políticas públicas para a primeira infância, e contou sobre os locais onde gosta de ir, sobretudo acompanhado das filhas.

Thiago adora passear com as duas filhas em locais onde dá para curtir a natureza (Arquivo pessoal)

Thiago adora passear com as duas filhas em locais onde dá para curtir a natureza (Arquivo pessoal)

Um lugar na cidade que gosta de frequentar: a área do Observatório da Unicamp. Foi a conquista quando eu era novo e cheguei de bicicleta, quando eu corria, sempre fazia o trajeto ali. Um lugar entre a Unicamp e a PUC-Campinas que dá para apreciar a paisagem, meditar, refletir e ver uma parte da cidade do alto e Paulínia. É um lugar que dá paz, ainda hoje gosto de ir de bicicleta, parar e contemplar, sem contar que o pôr-do-sol lá é maravilhoso.

Onde passar momentos junto à natureza: sempre que eu viajo, procuro lugares que permitam experiências com a natureza. Adoro Brotas, que além de tudo ainda tem o lado da aventura. Mas mesmo aqui adoro ir para a região de Joaquim Egídio, visitar a Mata de Santa Genebra, e também tem a Fazenda do Exército da Estrada da Coudelaria, um lugar incrível e dá para ir de bicicleta. Eu me reequilibro com a natureza e sinto que minhas filhas também.

Um endereço para um almoço especial: eu tenho uma ligação afetiva com Barão Geraldo, sobretudo com o Empório do Nono, ali as pessoas se conhecem, o ambiente é familiar e o PF (arroz, feijão, carne e ovo) de lá é sensacional.

Locais para tomar um bom café: não saio de casa sem tomar um bom café, mas quando estou na rua, ao longo do dia, geralmente vou ao Pão do Cambuí ou à Abelha Gulosa.

Onde comer boas sobremesas em Campinas: me pergunta das sobremesas, mas não dos pratos dos restaurantes. Sou totalmente fã de doces. Gosto muito do Grand Gateau do Paris 6 e também do pudim de leite condensado do restaurante do Royal Palm Plaza. Adoro também o sorvete da Bacio di Latte e da Kopenhagen, onde tem ótimos chocolates, e uma mousse de chocolate que eu adoro.

E para comer algo que te agrada à noite: As pizzarias Bráz, no Cambuí, e Espósito, em Barão Geraldo.

Lugares para praticar esportes: gosto de andar de bicicleta e correr em Barão Geraldo, em Joaquim Egídio (adoro as trilhas de lá) e a Estrada da Coudelaria, vou de Campinas a Valinhos. Lugar ideal para reunir os amigos: na minha casa ou na casa deles.

Destinos para viagens atrativas com a família: Além de Brotas, gosto muito de ir com as meninas para Socorro. Ali até tive que fazer tirolesa. Priorizo passeios em que a gente possa interagir bastante e se divertir. Os parques Beto Carrero e Hopi Hari também são muito legais. Onde fazer compras para casa: no Oba Hortifruti, Pague Menos e Dalben.

Para comprar roupas, sapatos: resolvo tudo pela internet e adoro as promoções!

Em casa, o que gosta de fazer em momentos de lazer: gosto muito de ler – a Bíblia é meu livro de cabeceira e também “O Corpo e a Alma”, de Rubem Alves, também adoro biografias, entre elas as do Barack Obama e Nelson Mandela - e de assistir séries na TV (La Casa de Papel e Borgen). Também confesso que adoro jogar Fifa no videogame.

O turismo de aventuras é convidativo (Arquivo pessoal)

O turismo de aventuras é convidativo (Arquivo pessoal)

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram. Siga também a Metrópole.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por