Por onde anda você?

Bate-papo com Luiz Alberto de Aguirre

O dentista campineiro inaugura a nova seção de entrevista da Metrópole

Karina Fusco
06/03/2023 às 14:21.
Atualizado em 06/03/2023 às 14:21
Entre as paradas, como esta diante do monumento “Mano del Desierto” no Atacama, muitas descobertas (Arquivo pessoal)

Entre as paradas, como esta diante do monumento “Mano del Desierto” no Atacama, muitas descobertas (Arquivo pessoal)

O dentista Luiz Alberto de Aguirre, de 47 anos, é campineiro nato. Estudou a vida toda no Colégio Notre Dame, cursou Odontologia na Unip e fez especializações aqui também. Ele faz questão de frisar que tanto sua vida profissional, quanto a social são na cidade. Mas, cansado do agito e da movimentação intensa da região central, escolheu morar e trabalhar no distrito de Sousas, que lembra sua infância. Ali ele gosta de circular a pé pelo centrinho, bater papo com as pessoas com quem cruza nas ruas, saborear comidas de boteco (algo que ele adora) e até comer pastel na feira semanalmente.

Diante de convites que recebe dos amigos para ir a algum endereço de Campinas, ele costuma responder com outro convite: “por que vocês não vêm para Sousas?”. “Aqui o modo de vida é mais simples e isso me agrada muito, me faz feliz”, justifica. “Eu gosto do tradicional, do contato com a natureza, tanto que regularmente faço caminhadas até Joaquim Egídio”, completa.

Ele, que mesmo sendo apaixonado por viajar, sobretudo de moto, mas também de carro com a família, é um bairrista assumido, uma pessoa que conta aos quatro cantos que aprecia o modo de vida interiorano. Mas, claro, isso não o impede de explorar o mundo. Sua paixão por motos, que começou na juventude, já o levou para diversos países e de cada uma dessas andanças ele traz registros fotográficos de extrema beleza, muitos deles emoldurados em seu consultório. Recentemente Luiz até criou um negócio a partir de seu hobby: uma agência de viagens sobre duas rodas em que ele é também o guia.  “Como aprecio muito a gastronomia, os atrativos dos roteiros  são a comida e a moto”, diverte-se. Contando sobre os lugares que frequenta, ele inaugura a nova seção de entrevista da Metrópole. Vamos ao bate-papo:

Petisco que aprecia: frango à passarinho do Bar Central e do Esquinão, em Sousas. 

Pedido ideal na padaria: misto quente ou queijo quente, mas também adoro um pão com manteiga acompanhado por um pingado. O café da manhã na Padoca do Vila é algo que me atrai. 

A melhor comida do dia a dia: eu encontro no bistrô do Nelson, ao lado da Igreja de Sant´Anna, em Sousas. 

Uma comida para o fim de semana: a feijoada do Esquinão, acompanhada por caipirinha. 

Iguarias da feira livre que você aprecia: pastel e doce de leite com casquinha por fora. 

Endereço para comer frutos do mar: são dois: o Brera e o Bouquet Garni, ambos em Sousas. 

Um lugar para tomar uma boa cerveja: na Cervejaria 3 Orelhas, em Joaquim Egídio. 

A melhor sobremesa do mundo: é um pudim de leite que provei em Chaco, na Argentina, numa viagem de moto, quando parei por falta de gasolina. 

O programa cultural ideal: teatro, principalmente drama, stand-up e comédia. Quando não tem programação atrativa aqui, vou para São Paulo. 

Para curtir em casa: Netflix. 

Um bom motivo para sair de Sousas: o cicloturismo. 

Sua primeira viagem de moto: fui para Fortaleza quando eu tinha 18 anos. 

Uma viagem marcante: para a Praia do Cassino, RS. São quase 300 km de um trajeto desafiador para fazer de moto, mesmo para quem é experiente. 

A viagem dos sonhos: pelo Marrocos, de moto, é claro. Ainda farei! 

Local em que a hospitalidade se destacou: são dois: o Hotel Grace e a Vinícola Piattelli, ambos em Cafayate, na Argentina. 

Uma comida inesquecível: centolla, uma espécie de caranguejo gigante, que provei em um restaurante no Ushuaia. 

Passeio ideal em família: um fim de semana em Gonçalves, MG, onde ganhei meu cachorro Zap, no litoral de SP, ou uma esticada até o Beto Carrero World. 

Dentista Luiz Alberto de Aguirre (Kamá Ribeiro)

Dentista Luiz Alberto de Aguirre (Kamá Ribeiro)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por