"Por onde anda você?" recebe Julia Balbino de Souza Lintz (Rodrigo Zanotto)
A estudante de 16 anos é uma apaixonada pelo esporte. Aluna da Escola Americana de Campinas, ela tem uma agenda cheia entre os estudos e os treinos. Julia nasceu em São Paulo, mas se mudou com a família para Campinas em 2013. Aqui, aproveitando que os avós eram sócios da Hípica, começou a fazer aulas de patinação no gelo aos seis anos de idade. Mas logo se interessou pelo hóquei e com sete anos passou a se dedicar ao esporte, em que hoje se destaca. Ela é capitã da Seleção Brasileira Júnior Feminina de Hóquei e também joga pela Hípica e pelo Eldorado Vipers, de Contagem, MG. No ano passado, ela viajou duas vezes para a Argentina para disputar os campeonatos sul-americano e mundial.
Torcedora da Ponte Preta, Julia também gosta de jogar futebol quando consegue encaixar a atividade na sua agenda e tem certeza de que quando estiver na faculdade (ela quer ser médica, assim como o pai, o cirurgião plástico Eduardo Lintz) jogará pelo time universitário. No entanto, seu objetivo é continuar na seleção de hóquei, sendo capitã. “O hóquei faz parte dos meus planos. A modalidade me ensinou a importância do trabalho em equipe e que não adianta julgar, todos passam pelas diferentes fases”, diz ela, que depois de seus treinos ainda ajuda a treinar os mais novos.
O atleta que a inspira é o Luís Roberto Custódio, conhecido como Fifo. “Eu treino com ele desde os seis anos. Ele me ajudou em tudo o que eu precisava, sem ser daqueles treinadores bravos. Tudo foi resolvido na base da conversa. Além disso, ele tem muita paciência. É algo que quero ter mais na minha vida. Também aprendi com ele que posso não ter sucesso em uma área, mas sim em outra e tudo bem!”.
Com as amigas Mirella Carvalho, Susana Groot, Débora Sabino, Agustina Bauza, Clementine Barre e Sofia Sasse (Arquivo pessoal)
A jovem dedicada aos compromissos que assume adora sair com as amigas e ouvir músicas tristes – que servem tanto para chorar como para sentir a emoção da canção e depois se sentir feliz – e se vê no futuro salvando muitas vidas. “Quero muito achar a cura do Alzheimer”, confessa. Alguém duvida de sua força de vontade? Confira o bate-papo em que ela conta sobre seus lugares preferidos.
Lugares para ir com os amigos: o Banana Café, o Seo Rosa e Seo Rosinha.
E para a resenha: na casa de uma das minhas amigas.
Petiscos que aprecia: porções de frango e de batata frita.
Os melhores restaurantes para ir com a família: o Osti, o Brera, o Único e o D’autore.
Suas comidas preferidas: churrasco e comida japonesa, mas tem momentos em que eu prefiro um hambúrguer ou um escondidinho de frango. Porém, a torta de presunto e queijo que leva açúcar por cima, uma receita da minha bisavó, é a melhor de todas. Minha mãe faz sempre!
Lugares para dançar: gosto das festas universitárias, sobretudo as que são promovidas no Canindé, em São Paulo, e as boates CAOS e Pista 2002, em Campinas.
A melhor balada: na Pink Elephant ou nos barzinhos.
Programa de fim de domingo: dormir e estudar.
Um programa na cidade em família: Ir na Hípica para comer algo no bar da piscina e encontrar amigos, mas também gostamos de ficar em casa.
O lazer preferido em casa: eu fico muito no TikTok e às vezes até no domingo vou à academia do condomínio.
Tipo de compras que a atrai: gosto muito de comprar tênis no Iguatemi e também bolsas da Gucci, da Prada e da Louis Vuitton, quando tenho dinheiro para isso.
Um lugar para comprar presentes para as amigas sem erro: na Trackfield, que tem itens que todas usam. Mas também gosto de dar joia da Life Vivara.
Endereços para cuidar da beleza: faço as unhas no Studium e no Ajour eu faço luzes.
Viagem perfeita para o fim de semana: Gosto muito de ir para Ribeirão Preto e para São Paulo.
E uma viagem dos sonhos: a Grécia. Talvez também as Maldivas.
Julia na Seleção Brasileira Júnior Feminina de Hóquei (Rodrigo Zanotto Arquivo pessoal Rodrigo Zanotto)