TECNOLOGIA

Aplicativos ajudam a manter a saúde da mulher

Ferramentas podem ajudar a acompanhar o ciclo menstrual, gerir uma gravidez e até mesmo auxiliar com informações e lembretes para quem enfrenta o câncer de mama

Aline Guevara
21/11/2023 às 18:14.
Atualizado em 21/11/2023 às 18:14
Os aplicativos não substituem uma visita e orientação médica, mas podem ajudar a mulher a observar melhor seu próprio corpo (freepick)

Os aplicativos não substituem uma visita e orientação médica, mas podem ajudar a mulher a observar melhor seu próprio corpo (freepick)

Conhecer melhor o próprio corpo muitas vezes significa sair na prevenção de doenças e na manutenção da saúde, possibilitando a detecção precoce de problemas e a adoção de medidas proativas para garantir uma vida mais longa e de qualidade. E a tecnologia pode ser uma aliada poderosa na promoção do bemestar da mulher contemporânea.

Alguns aplicativos foram projetados especificamente para atender algumas necessidades específicas, desde o acompanhamento do ciclo menstrual até a gestão da gravidez e a conscientização sobre questões de saúde feminina. É importante reforçar que os aplicativos não substituem uma visita e orientação médica, mas podem e devem ajudar a mulher a observar melhor seu próprio corpo, o funcionamento, as alterações, assim permitindo que ela tenha mais controle e decisão sobre si mesma. Confira algumas das opções disponíveis.

Maia: calendário do período

Um dos aplicativos mais populares de saúde da mulher, o Maia oferece um calendário para marcação de dados sobre o início e fim do período menstrual com uma interface simples e funcional. Com os dados a ferramenta calcula o início do próximo ciclo e período fértil. Também é possível incluir informações relacionadas, como, por exemplo, quando sentiu TPM, ou dor de cabeça, queda de pressão, entre outros sintomas. Cada sintoma fica evidenciado na interface com um ícone e o app pode ser utilizado como registro para o controle da usuária ou até mesmo em futuras consultas médicas. É útil, inclusive, para monitorar o espaçamento de ciclos, comum na fase que antecede a menopausa, chamada de climatério.

Flo

Outra opção de aplicativo que acompanha o período menstrual. Nele também é possível fazer anotações de início e fim da menstruação, estabelecendo a frequência do ciclo, os próximos períodos de ovulação e quando a usuária está mais ou menos fértil. A ferramenta ainda permite a inclusão de informações diárias sobre rotina, humor e sintomas, pode estabelecer lembretes para medicamentos, entre outros acompanhamentos do estilo de vida da mulher.

Minha gravidez e meu bebê hoje (BabyCenter)

A ferramenta oferece informações muito importantes para as grávidas e deve ajudar as futuras mamães mais ansiosas. O app tem um contador de dias e semanas e compara o tamanho e peso do bebê com frutas, dando uma dimensão mais clara da evolução. Ele também oferece muitas dicas e conteúdos relatando os diferentes períodos ao longo da gravidez e ainda permite interação e trocas entre as usuárias, que podem dividir as suas experiências.do estilo de vida da mulher.

Wecancer

O aplicativo brasileiro de gestão de saúde tem o objetivo de auxiliar no dia a dia da (o) paciente com câncer. Ao baixar o aplicativo e se cadastrar, os usuários respondem perguntas sobre sintomas como falta de ar, confusão e dificuldade para caminhar, por exemplo, e estes dados fornecidos passam a integrar um banco de dados ao longo do tratamento. É possível acompanhar a evolução através de gráficos e ter dicas de bem-estar. A ferramenta também tem integração com centros médicos, podendo fornecer dados do paciente para os especialistas. Seu principal objetivo é fornecer um prontuário mais assertivo acerca do paciente, permitindo mais precisão na avaliação de sua saúde e consequentemente no tratamento.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram. Siga também a Metrópole.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por