Procedimentos estéticos modernos podem ser realizados com segurança por dentistas especializados, sempre visando um resultado natural
A dentista Thais Francisco é fundadora da clínica com seu nome, onde realiza diversos procedimentos (Alessandro Torres)
O hábito de ir ao consultório odontológico ganhou uma nova faceta no universo da estética. Agora, os pacientes também podem buscar por alternativas de tratamentos faciais, que vão além dos dentes.
O dentista, por conhecer toda a anatomia da face, quando especializado em tratamentos de harmonização facial, pode realizar diversos procedimentos de caráter estético que trazem uma série de benefícios ao rosto e à pele. Por este motivo, alguns consultórios odontológicos se transformaram em centros clínicos onde é possível fazer desde uma aplicação de toxina botulínica - visando suavizar as linhas de expressão - até um preenchimento labial ou facial para corrigir possíveis incômodos.
Como explica a dentista Thais Francisco, especializada em harmonização facial e fundadora de uma clínica em Campinas que leva o seu nome, hoje os pacientes têm a possibilidade de optar por tratamentos que contribuem para a melhora da autoestima e proporcionam um rejuvenescimento natural. “Mudanças dentais causadas, por exemplo, pelo uso de aparelho ortodôntico ou ausência de dentes já alteram o padrão facial. Então, antes o paciente passava pelo tratamento necessário e saía satisfeito com a parte dental, mas faltava algo. Agora é possível avançar um pouco mais”, comenta.
No entanto, antes de definir quais procedimentos devem ser realizados, é necessária uma consulta prévia minuciosa e individualizada com o profissional especializado. “Cada rosto tem um formato diferente e é preciso considerar também fatores que interferem no envelhecimento como exposição solar e o tabagismo”, esclarece. Somente após esta análise, pode-se definir qual caminho seguir “O conselho é sempre realizar procedimentos que visem o rejuvenescimento mantendo uma aparência natural”, reforça Thais.
Tecnologia como aliada
Em um mercado dinâmico e repleto de novidades a cada ano - lançadas preferencialmente no Congresso Internacional de Estética & Spa, que geralmente acontece em Paris -, a tecnologia vem ganhando espaço como aliada nas clínicas de estética. Hoje já está à disposição dos pacientes uma série de máquinas com novas tecnologias que são associadas aos procedimentos injetáveis, garantindo, assim, excelentes resultados. “O ultrassom microfocado, os lasers faciais para melhora de qualidade da pele e os materiais híbridos, que são a junção do bioestimulador e do preenchedor, são uma realidade disponível aos pacientes”, ressalta a especialista.
Apesar da evolução, grande parte desses procedimentos estéticos são transitórios, afinal, a pele continua envelhecendo com o passar do tempo, por isso, como ressalta a dentista Thais Francisco, a manutenção anual é recomendada. “Há procedimentos mais duradouros, como os bioestimuladores de colágeno, que devem ser refeitos a cada um ano e meio ou dois anos. Já a toxina botulínica tem durabilidade de três a seis meses”, esclarece.
A estética segue em alta colaborando para o aumento da autoestima de homens e mulheres de todas as idades, inclusive como uma alternativa para as cirurgias plásticas. “Para potencializar o resultado do que é feito em consultório alguns cuidados em casa são fundamentais, como o uso de produtos que permitem com que o resultado do tratamento seja mais duradouro e manter uma alimentação saudável”, complementa a especialista.