Publicado 22 de Outubro de 2021 - 11h21

Por Da Revista Metrópole

Como em toda capela, o bar temático não poderia deixar de ter um elemento essencial. Um dos atrativos é um sino de médio porte que fica no salão da construção que realmente lembra uma capela

Diogo Zacarias

Como em toda capela, o bar temático não poderia deixar de ter um elemento essencial. Um dos atrativos é um sino de médio porte que fica no salão da construção que realmente lembra uma capela

O calor está chegando e, com ele, as cervejas são bem-vindas. As opções são muitas: Brahma, Original, Stella Artois, Antarctica, Bohemia, Budweiser, Corona, Serramalte, Skol, Spaten, entre outras marcas elaboradas sob medida para quem realmente gosta de cerveja. Em Campinas, um bar temático é um convite para tomar uma gelada.

Estamos falando do Capela Bar, inaugurado em 2018 por três amigos que queriam ter um lugar para botecar. Como o nome sugere, é um bar temático repleto de saborosas e divinas surpresas. É ideal também é para saborear petiscos, lanches e até uma comida mais reforçada, ouvir boa música e passar momentos agradáveis com amigos ou com a família. Olhar o cardápio é mais do que uma missão para escolher o que provar. É um momento de descontração e admiração da criatividade que permeou a elaboração do atrativo menu.

Ao folhear, o cliente já se depara com os Dez Mandamentos da Capela. Entre eles estão “não cobiçar a bebida da mesa ao lado”, “não brindar de copo vazio” e “se for beber, convide os próximos”. Por trás da brincadeira, também há mensagens sérias, como “se beber, não dirija”, que vale ser sempre reforçada.

Um ícone no salão

E como em toda capela, o bar temático não poderia deixar de ter um elemento essencial. Um dos atrativos é um sino de médio porte que fica no salão da construção que realmente lembra uma capela.

Para quem está por lá pela primeira vez, gera curiosidade o fato de ter sempre alguém fazendo o objeto badalar. E isso não acontece quando o relógio marca a hora cheia, afinal não faria sentido sinalizar para o cliente que o tempo está passando. Ali, facilmente os frequentadores esquecem do relógio. A curiosidade termina quando um garçom explica que as badaladas ocorrem sempre que um deles sai em direção a uma mesa com uma bandeja contendo algo especial, como um espumante ou um balde repleto de cervejas.

Mas o ambiente é participativo e isso significa que os clientes têm liberdade para fazer o mesmo. “Geralmente quando há a comemoração de um aniversário ou de uma data especial, o pessoal toca o sino para marcar a ocasião”, diz o gerente Décio Santos.

Gustavo Missio, um dos sócios-proprietários, afirma que o sino já é o ícone do estabelecimento, que tem 230 lugares, incluindo as mesas que ficam dispostas no espaço aberto com grama sintética, que se assemelha a um familiar quintal. “Tocá-lo é uma forma de homenagear nossos clientes”.

Destaques da cozinha

Para acompanhar as cervejas Original e Brahma bem geladas, que são as campeãs de pedidos nos dias mais quentes, os frequentadores costumam escolher a porção de dadinho de tapioca com geleia de frutas vermelhas e pimenta para abrir os trabalhos. O rocambole de carpaccio recheado com muçarela de búfala, parmesão, rúcula e alcaparras também tem grande adesão por parte dos frequentadores.

Outras boas opções para matar a fome são o sanduíche do padre, que leva linguiça, ovo e queijo na baguete de pão francês, cortado em formato boca de anjo, e o torresmo de rolo ao molho de cerveja preta. Um clássico da casa é o molho do padre, à base de alho e salsa, que cai bem como acompanhamento para qualquer pedido.

A feijoada servida aos sábados e a costela do padre aos domingos são convidativas para quem quer passar mais tempo em um ambiente descontraído, agradável e aberto (o que é um chamariz a mais nos tempos atuais).

De quarta-feira a domingo, música ao vivo anima o ambiente. Os ritmos vão do pop ao samba, sendo as noites de sexta-feira reservadas para o sertanejo raiz. E sábado, como não podia deixar de ser, o samba acompanha a famosa feijoada.

Drinques como o Noviça Rebelde, Santíssima Trindade, Cardeal, Confessionário e Penitência também costumam ser chamadas às mesas.

Melhor do que explicar sobre seus ingredientes e sabores, é dizer que eles atendem a todos os gostos. De maneira geral, no Capela Bar, pecado é deixar de aproveitar bons momentos.

Serviço

CAPELA BAR

Local: Av. Dr. Moraes Sales, 2662, Nova Campinas

Telefone: (19) 3255-1140

Funciona de segunda a quinta-feira, das 16h a meia noite e sexta-feira, das 14h a meia noite. Aos sábados, domingos e feriados abre às 12h.

Escrito por:

Da Revista Metrópole