Conhecido como o segundo maior mercado para o setor de pets no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, o Brasil deve faturar cerca de R$ 13,6 bilhões neste ano. Essa é a projeção realizada pela Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Para Animais de Estimação). A estimativa é que o setor cresça 11% em comparação ao ano passado, quando os donos de animais movimentaram R$ 12,2 bilhões em todo o País.
Segundo o presidente-executivo da Abinpet, José Edson Galvão de França, esse volume de negócios, esse mercado representa 0,39% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, fatia expressiva, considerando-se que os celulares, por exemplo, representarão 0,43% até o fim do ano. “O mercado pet brasileiro está bem posicionado internacionalmente, tanto que, em 2011, as exportações de produtos destinados a animais de estimação somaram US$ 162,7 milhões”, explicou o presidente.
No Brasil, o setor pet está dividido em quatro segmentos: pet food (alimentação); pet care (acessórios, produtos para higiene e beleza, e equipamentos); produtos veterinários e serviços. Entre janeiro e agosto deste ano, o segmento pet food cresceu 10,6% em faturamento e 3,7% em volume, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Não é apenas a ração que está crescendo no aumento nas vendas. Os mimos para os pets também estão em alta. As mulheres são as que mais gastam com luxos para seus bichinhos. Dados do Google Analyctis apontam que elas são responsáveis por 70% das compras, como brinquedos, roupas, casas e itens de beleza, além dos artigos básicos para o dia a dia. Já os homens compram mais rações e medicamentos.