Manifestação está marcada para esta quarta-feira às 16h no centro da cidade, com "visita" ao Palácio Rio Branco
Médicos, estudantes de medicina e residentes devem participar de uma mobilização geral da categoria na tarde desta quarta-feira (3). O protesto, marcado para ter início às 16h na Esplanada do Theatro Pedro II, ocorre em reação à declaração do governo federal de autorizar a entrada no país de médicos estrangeiros, sem revalidação de diplomas, para atender na rede pública.
Do Pedro II, os manifestantes devem seguir em passeata até o Palácio Rio Branco, sede da Prefeitura de Ribeirão Preto. Convocada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, por sua Delegacia Regional em Ribeirão, a manifestação irá defender a revalidação dos diplomas dos médicos cubanos para que eles atuem no Brasil.
“Nossas entidades representativas não são contra a vinda de médicos estrangeiros para trabalhar em nosso País. Até porque os estrangeiros em muito contribuíram e ainda contribuem com nossa força de trabalho e para a formação cultural de nossa nação. Não existe corporativismo. Mas exigimos que somente aqueles que demonstrem ter conhecimento, habilidades e competência para exercer a profissão de médico Brasil sejam autorizados a exercer seu trabalho”, registra o texto da convocação.
E a capacidade, querem os médicos, deverá ser verificada pelo Revalida, avaliação elaborada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação. “Caso isso não ocorra, nosso governo federal estará disponibilizando uma medicina pobre (em todos os seus aspectos) para as populações mais carentes e pondo em risco a vida de muitos cidadãos brasileiros”, apontam os organizadores do manifesto.