MEDICAMENTOS

Medicação nos animais

Saiba algumas dicas para medicar seu melhor amigo

24/07/2013 às 18:27.
Atualizado em 25/04/2022 às 07:44

Muitas pessoas medicam seu animal sem uma prescrição do veterinário ou pensam que eles são como as crianças pequenas, e dão remédios feitos para humanos. Só que eles precisam de alguns cuidados e antes de usar qualquer medicação, consulte seu veterinário.

Um dos principais medicamentos utilizados na medicina humana é o paracetamol, pois este medicamento é um anti-inflamatório não esteriodal, o que significa que possui a capacidade de controlar inflamações, promover a analgesia, e a hipertemia, porém é um perigo para os animais de estimação. Seu uso, nos bichinhos, independente da dosagem, gera problemas graves no figado e sangue  levando ao óbito. Os sintomas mais comuns são: edemas e  coloração roxa ou vermelha nas mucosas.O diclofenaco, também é um anti-inflamatório muito forte, e causa emeses e diarreia sanguinolenta.

Existem fármacos específicos para medicar seu cão ou gato, quando apresentam febre, ou algum outro sintoma de doença. Em alguns deles as doses não estão disponíveis para animais e é necessário encontrar na farmácia veterinária ou até mesmo manipular o medicamento, tudo isso para garantir que o medicamento possa agir da forma correta, sem prejudicar o seu melhor amigo. O ideal é que o veterinário receite o melhor medicamento para o seu animal, aquele que não trará nenhuma reação, por isso não deixe de consultá-lo.

Caso o animal tenha ingerido algum dos remédios citados, leve-lo o mais rápido possível ao médico veterinário.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por