NO LIMITE

Mau início na Série D ameça classificação do Botafogo

Tricolor terá que ter campanha quase perfeita nos seis jogos restantes para evitar eliminação no Nacional

Luís Augusto
08/07/2013 às 16:55.
Atualizado em 25/04/2022 às 10:20

A segunda derrota em dois jogos pela Série D do Campeonato Brasileiro acendeu o sinal de alerta no Botafogo. O time se mantém na lanterna do grupo A8 da competição e se quiser sonhar ainda com a classificação terá que dar início a uma campanha quase perfeita.

O retrospecto do torneio comprova que o Pantera agora será obrigado a praticamente somar pontos em todos os seis jogos que ainda fará na primeira fase. Desde 2009, quando foi criada a Série D pela CBF, apenas seis times conseguiram seguir vivos no Nacional após sofrerem três derrotas na etapa de classificação.

O exemplo mais recente aconteceu na edição do ano passado da Série D. O Vilhena-RO se classificou em segundo lugar no grupo A1 com 15 pontos, obtendo cinco vitórias e três derrotas. Na maioria dos casos, os times que garantem vagas na segunda fase da competição sofrem no máximo duas derrotas durante os confrontos da fase de grupos.

Antes do início da competição, o técnico Ivan Baitello havia projetado a meta de 14 pontos como o número seguro para garantir a classificação sem depender dos adversários. Para alcançar essa pontuação, o Tricolor precisaria conquistar quatro vitórias e dois empates até o final da primeira fase. O treinador admite que a falta de resultados é preocupante, mas mantém a confiança e protege o elenco. “Temos que blindar os atletas porque agora é natural que a falta de pontuação gere uma desconfiança, mas é muito importante que não tenhamos isso aqui dentro”, disse Baitello.

O próximo compromisso do Botafogo será neste sábado (13), às 16 horas, contra o J. Malucelli-PR, no ECO Estádio/Janguitão, em Curitiba. O oponente também ainda não venceu na Série D e está na penúltima colocação com apenas um ponto ganho. “Poderíamos estar em uma situação melhor e a gente lamenta em função disso. Temos que ter inteligência e sabedoria para ir em Curitiba e buscar esse resultado de vitória”, ressaltou o treinador.

A chegada da delegação botafoguense a Ribeirão Preto era prevista para o início da tarde desta segunda-feira (8), mas o aeroporto em Caxias do Sul-RS foi fechado devido ao mau tempo e os atletas e comissão técnica tiveram de ir de ônibus ao aeroporto internacional de Porto Alegre-RS, onde embarcam no início da noite com destino a Campinas. A chegada na cidade está prevista acontecer às 23 horas desta segunda-feira (8).

Daniel

A negociação do lateral-direito Daniel com o Vitória-BA foi concluída apenas na tarde desta segunda-feira (8). O jogador já estava desde a semana passada treinando em Salvador, mas ainda faltava o clube baiano fazer o pagamento ao Botafogo para garantir a liberação.

A reportagem da Gazeta apurou que o Vitória pagou R$ 100 mil ao Tricolor para contar com Daniel por empréstimo até o final da participação da equipe no Campeonato Brasileiro. No final do ano, Rubro Negro terá a priorirdade para exercer o direito de compra de 50% do passe do jogador. Por enquanto, o lateral mantém o vínculo com o Pantera até 31 de dezembro de 2016.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por