Concurso reunirá 18 bares de Ribeirão Preto e mais 15 cidades a partir desta sexta-feira
No Nosso Buteco, em Ribeirão, a atração é a Linguiça dos Deuses (Divulgação)
Cultivada e consumida pelos antigos povos indígenas de nosso País, a mandioca é considerada o mais brasileiro dos ingredientes. A linguiça, apesar da origem europeia, faz parte do nosso cardápio, e é impossível não associar a dupla à típica cozinha brasileira de raiz.
Pois serão eles os protagonistas da 4ª edição do Comida di Buteco em Ribeirão Preto, concurso que começa nesta sexta-feira (12) e reunirá 18 bares da cidades (veja lista abaixo) em busca da preferência do consumidor.
Os bares foram responsáveis por elaborar um prato, que tenha linguiça e/ou mandioca em sua composição, especialmente para o concurso. Os clientes que pedirem o petisco recebem um formulário do bar, e podem avaliar a iguaria, além de outros itens do estabelecimento.
No final, os votos são computados e chega-se a um vencedor. O peso da nota do júri é de 50% - os pratos também são avaliados por julgadores convidados. O resultado dos três primeiros colocados será revelado no dia 14 de maio.
“Queremos mexer com os bares. Muitos se acomodaram, servem os mesmos petiscos. Esse é um dos objetivos do concurso”, disse um dos organizadores, Eduardo Maya. Segundo ele, o evento é positivo tanto para o público quanto para os bares: “as pessoas têm a chance de comer coisas diferentes. Os bares ganham a oportunidade de atrair clientes que não costumam receber, e podem fidelizá-los.”
Ele afirma que Ribeirão foi mais uma vez escolhida para integrar o concurso pela tradição botequeira da cidade. “Não é sacrifício para ninguém ir até um bar em Ribeirão”, afirmou. Neste ano, pela primeira vez, o evento acontece simultaneamente em mais 15 cidades do País.
Em Ribeirão
Na primeira edição do Comida di Buteco em Ribeirão, em 2010, o vencedor foi a Cantina Toninho & Carlão, com o petisco Aliche Temperado. O segundo colocado foi Berinjela Assada, do Bikinho do Chico, e em terceiro ficou o Quiabo com Bacon, do Café Bali Hai.
Em 2011 o evento bateu recorde de votos. Foram 9 mil durante os 24 dias de competição. O vencedor foi o bar Chocolate com Pimenta, com o Pitel de Carne Seca. A Cantina Toninho & Carlão ficou em segundo com a Salada Temperada de Bacalhau. Em terceiro ficou o Portuga’s, com o Tapa na Cara.
No ano passado, um novo recorde: 12 mil votos em 24 dias. O vencedor foi o Bar do Chorinho, com o Risollis de Moela. Em segundo lugar ficou o Bar da Dona Celina, com o Quibe com Queijo. Já o Chocolate com Pimenta ficou em terceiro lugar com o Crocantel.
Os participantes deste ano
Bar do Alvino – Trio Nordestino
(Rua General Osório, 1429 – Centro)
Bar do Chorinho – Croquete de Linguiça
(Rua Iara, 93 - Jardim Macedo)
Bar da Dona Celina – Panelaço da Celina
(Rua José Aissum, 125 - Parque dos Bandeirantes)
Bar do Nei – Casadinho do Nei
(Rua Conde de Irajá, 235 - Vila Virginia)
Buteco Zero16 – Bolinho Caipira
(Rua São José, 1565 – Boulevard)
Boteco Paulista – Espeto da Tica
(Avenida Portugal, 115 - Vila Seixas)
Choperia e Costelaria Lig Chopp – O Trem Bão
(Rua Plínio de Castro Prado, 1000, Box 12)
Café Bali Hai – Pra Cumê Rezando
(Avenida Senador César Vergueiro, 743, Jardim Irajá)
Casimiros Boteco Gourmet – Quadrado de Linguiça com Aipim Crocante
(Rua Casimiro de Abreu, 944)
Chocolate com Pimenta – Bacalhão
(Rua Alagoas, 222 - Campos Elíseos)
Entre Amigos – Torrada Escondida
(Rua Chile, 411, Jardim Irajá)
Empório Multi-Mix – Taboa Caipira
(Rua Sir Alexander Fleming, 120 - Vila Seixas)
Mais pra Cá – Arca de Noé
(Rua Dr. Paulo Barra, 537 - Jardim Irajá)
Nosso Boteco – Linguiça dos Deuses
(Avenida Prof. João Fiúsa, 1148 - Alto da Boa Vista)
Salsa Parrilha – Bitoca
(Rua 7 de Setembro, 339, Centro)
Trem Caipira – Serpente do Túlio
(Rua Heitor Chiarello, 883 - Jardim Irajá)
Taberna Tropeiro – Atrevido
(Rua Duque de Caxias, 1332, Centro)
Veiga Jr. – Costelinha Dourada
(Avenida 1° de Maio, 755, Vila Virginia)