Estado libera recinto e elefanta poderá 'se mudar' para nova casa no Bosque após um ano e meio
Depois de quase um ano e meio, finalmente o público poderá ver de perto, a partir do próximo sábado (23), a elefanta Maison no Bosque e Zoológico Fábio Barreto, em Ribeirão Preto.
O Departamento de Fauna da Secretaria de Estado do Meio Ambiente recebeu o último parecer técnico da vistoria feita no recinto do bosque, no dia 8, e emitiu nesta terça-feira (19) o documento que autoriza a utilização do espaço pelo paquiderme.
A assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal confirmou o recebimento da liberação e informou que Maison ficará até sexta-feira em um local conhecido como área de cambiamento. O procedimento é adotado para preparar a elefanta para a mudança de espaço.
Apenas a partir da manhã de sábado é que o animal poderá ser transferido para o recinto que foi construído para que ela seja exibida para o público. A Prefeitura não confirmou se haverá uma cerimônia oficial para receber com festa a elefanta em sua nova casa.
POLÊMICA
A elefanta Maison, hoje com 39 anos, foi doada pelo ex-proprietário do circo do Biriba, Carlos Antônio Spíndola. O animal possui três metros e pesa quatro toneladas. Em 2012, a administração municipal decidiu pela permanência do animal na cidade atendendo ao pedido de alunos das redes municipal e estadual de ensino, por intermédio da campanha “Fica Maison”, no Facebook, e inúmeras manifestações nas redes sociais realizadas desde o final de 2011.
O destino da elefanta Maison causou polêmica desde o início. A administração municipal apresentou inicialmente uma licitação estimada em um valor de R$ 1,3 milhão para construir o espaço para receber o animal, porém o valor do contrato gerou críticas e ele acabou sendo reformulado. A estrutura atual foi montada com recursos fixado em R$ 644 mil.
O recinto tem 1,5 mil m², um tanque de 100 m² com profundidade de 2 metros, dois cambeamentos de 60 m² em concreto com ponto de fuga, piso de terra, portas de trilho reforçadas, cerca elétrica e fosso. O recinto tem capacidade para abrigar dois elefantes.