Cosméticos

Mais megas abrem as portas

Boas-novas: apesar da crise, 2015 já é o ano em que importantes marcas nacionais e internacionais escolheram Campinas para expandir seus negócios

Daniela Nucci
05/07/2015 às 08:00.
Atualizado em 28/04/2022 às 16:18
cosméticos (  Divulgação)

cosméticos ( Divulgação)

Foto: Mariana Orsi/Divulgação Os produtos da Lush são feitos à mão, naturais e expostos como numa mercearia Mais duas megalojas chegam por aqui, colocando Campinas mais próxima da Capital no quesito opções de compras. Hoje, a cidade concentra pelos corredores dos shopping centers desejadas grifes nacionais e internacionais, como Sephora, Diesel, Gap e Forever 21. As duas mais recentes marcas de peso a desembarcarem são a Lush, na expansão do Shopping Iguatemi Campinas, e a Ikesaki Cosméticos, no Parque D. Pedro Shopping, ambas do segmento de cosméticos inauguradas na sexta-feira. Conhecida pelos produtos ultra frescos feitos à mão e produzidos com ingredientes naturais, a britânica Lush oferece cosméticos sem testes em animais e com pouca embalagem. A inspiração veio de “lojas de queijo, restaurantes vegetarianos alemães e qualquer balcão de peixe fresco”, segundo Mark Constantine, um dos fundadores da marca. Produtos para cabelo, rosto e corpo, sais de banho efervescentes, espuma para banho e perfumes são alguns dos itens. Há três anos, a Lush criou a linha de maquiagem artesanal e natural denominada Emotional Brilliance, que trabalha com a cromoterapia. Foto: Marina Orsi/Divulgação A linha de maquiagem da Lush artesanal e natural Emotional Brilliance adapta as cores às emoções do cliente Todos os batons, delineadores e sombras têm tonalidades fortes. Quando a cliente vai à loja, os funcionários a convidam a escolher uma cor e, de acordo com a eleita, é possível dizer como a pessoa está se sentindo no dia. Cada batom tem um nome, como Strong, que significa força. “Entrar em uma loja da Lush é uma experiência sensorial incrível, com equipe apaixonada e que adora demonstrar como nossos produtos são adoráveis”, diz a diretora da Lush no Brasil, Renata Pagliarussi Em 100 metros quadrados, a loja conta com aproximadamente 300 produtos; mais lançamentos são aguardados. Frases espalhadas pelas paredes lembram a origem natural dos produtos. “Para nós, a palavra fresco tem um significado verdadeiro: nossos produtos são enviados com frequência às lojas, para que os consumidores tenham acesso a itens recém-fabricados, quando as enzimas, frutas e outros ingredientes vegetais estão superativos”, conta a diretora. Fundada no Reino Unido, a rede tem 850 lojas em 51 países. Esta é a terceira loja no retorno ao Brasil. Até 2007, a marca trabalhou com um parceiro brasileiro, mas a experiência não deu certo e a solução, na época, foi fechar as portas. Desta vez, eles prometem voltar com força total. “Pretendemos abrir cerca de 30 unidades nos próximos quatro anos. Temos um plano a longo prazo”, adianta Renata. “Estamos felizes em ter a oportunidade de estar na expansão do Shopping Iguatemi, próximos dos clientes da região, que muitas vezes se deslocam até São Paulo para comprar em nossas lojas ou usam nosso serviço virtual”, comenta a diretora. Para se esbaldar Foto: Divulgação Com um espaço de 2 mil metros quadrados, a Ikesaki Cosméticos conta com mais de 20 mil itens para os clientes Com um espaço de 2 mil metros quadrados, a Ikesaki Cosméticos conta com mais de 20 mil itens para os clientes se esbaldarem e uma área reservada para profissionais. A hiperloja dispõe de três auditórios para cursos e workshops com capacidade para mais de 200 pessoas, móveis para salão, assistência técnica, o Top Profissional (ambiente exclusivo para o profissional de beleza), área de experimentação de produtos e o Top Salon Store, um ambiente para clientes indicados por cabeleireiros comprarem produtos profissionais para manutenção em casa. “O modelo de negócio da Ikesaki é pioneiro e único em perfumarias. Desde sua inauguração, há mais de 50 anos, a loja atender aos profissionais de beleza, oferecendo a esses especialistas a solução completa para o melhor exercício da profissão”, diz o diretor-geral da empresa, Élcio Arfelli. O interesse das grifes internacionais de cosméticos pelo Brasil pode ser explicado pelos dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), que apontam que somos o terceiro maior mercado consumidor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) do mundo, atrás apenas de Estados Unidos e China, e mantendo uma distância crescente do Japão, que ocupa a quarta posição. Com um faturamento na ordem de R$ 101,7 bilhões, o setor registrou crescimento nominal de 11% em 2014, se comparado aos R$ 91,9 bilhões de 2013. Foto: Divulgação A Ikesaki disponibiliza todo mês o serviço de Compre e Aplique, ação em que o consumidor adquire um produto da promoção e ganha a aplicação Segundo o diretor-geral da Ikesaki, o novo empreendimento é um grande passo para a rede iniciar sua expansão no Interior, a partir de uma cidade como Campinas. “Inaugurar a Ikesaki Campinas é uma grande emoção, felicidade e honra para nós. Entrar como âncora do Parque D. Pedro Shopping, com uma loja de mais de 2 mil metros quadrados e com produtos e serviços completos, reitera o compromisso de retribuir a confiança que profissionais de beleza e consumidores de toda região depositam na nossa marca. Estamos trabalhando muito para que essa relação entre a Ikesaki e seus clientes seja cada vez mais próxima, podendo contribuir ainda mais com o desenvolvimento de todo setor de beleza”, avalia Arfelli. Yes, temos lojas bacanas Benefit Cosmetics CalécheCliniqueFragrance FauréGranadoIkesakiL’Occitane en ProvenceL’Occitane au BrésilLushMAC MaybellinePolimaiaSephoraThe Beauty BoxThe Body ShopKiehls 

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