OPINIÃO

Maioridade, maus-tratos, Viracopos

10/05/2013 às 05:00.
Atualizado em 25/04/2022 às 16:56

Maioridade

Marcos Roberto Mina

Jornaleiro, Campinas

Hoje em dia, os crimes hediondos, na maioria das vezes, têm sempre um menor envolvido, e no Brasil por não ter maioridade penal sempre ficam impunes. Mas até quando os jovens vão cometer seus crimes e não pagar por eles da forma que deveriam pagar! Penso que o governo e autoridades poderiam rever isso e evitar mais tragédias e novos criminosos. Os menores infratores poderiam receber penas mais duras!

Maus-tratos

Carlos Fernandes

Impressor, Campinas

Mais uma vez o Correio Popular traz a notícia sobre maus-tratos, o pior são as empresas que têm obrigação de cuidar bem de seus animais. Tempos atrás, um que se diz treinador foi pego espancando um animal. Outra vez foi um pet shop que maltratava animais. É preciso mais fiscalização nessas empresas que alugam cães para segurança, canil que cria animais para venda, casas de agropecuária que vendem e deixam os animais em pequeno espaço, e pessoas que criam para venda sem lugar adequado. Enquanto isso, nossos vereadores ficam homenageando e dando nome a ruas...

Ribeirão

Júlia de Sousa Coelho Fernandes

Estudante, Campinas

No dia 30/4, nossa turma (6 ano A do Colégio Rio Branco) fez o percurso do Ribeirão das Pedras, em estudo do meio. E vi que na nascente, a água aparentemente estava limpa, mas na verdade estava contaminada, pois foram encontrados os famosos coliformes fecais. (…) No percurso pude perceber que o Ribeirão das Pedras está ficando cada vez mais poluído, pois algumas pessoas jogam lixo onde não devem. Acho que as pessoas deveriam pensar duas vezes na sua vida e no seu futuro cada vez que jogam lixo nos rios, árvores... é a sua vida e o seu futuro que estão em jogo! Sem água você não vive, isso é fato, então vamos cuidar da água, porque ela é muito importante para nós. (...)

Caso Sanasa

Cidinha Bernardo

Dona de casa, Campinas

O que acontece com a Justiça de nosso País? Pois quando achamos que vamos ver os corruptos do Caso Sanasa na cadeia vem a notícia de que todo o processo está sendo “congelado”. E quando serão retomadas novamente as investigações? Pois o dr. Hélio, assim que soube do congelamento do caso, reapareceu dando uma entrevista a este jornal, tentando mostrar à população que ele e seus amigos foram vítimas de um golpe político, e os que estão sendo julgados são todos inocentes. A quem ele quer enganar? E o dinheiro todo que foi surrupiado dos cofres públicos, como fica?

Viracopos

Washington Luis Ferreira da Silva

Despachante policial, Campinas

Absurdo querer, sem consulta prévia à população, dar o nome de Orestes Quércia ao Aeroporto de Viracopos. Isso é uma afronta à memória de nossa população. Com o passar dos anos, logo vão propor o nome do ex-prefeito Hélio de Oliveira Santos ao Aeroporto dos Amarais.

Vereadores

Odil Martins Filho

Engenheiro, Campinas

Os recentes fatos ocorridos, discussão sobre o “lanchinho” dos vereadores, na Câmara de Campinas, atiçaram minha curiosidade. Dei algum tempo, mas o noticiário não informou propostas relevantes na Câmara. Daí minha curiosidade em saber o que motivou esses vereadores a entrarem para política. Seria interessante se alguma entidade preparasse e fizesse uma pesquisa junto aos atuais vereadores buscando a resposta deles para essa pergunta: “por que ser vereador?”. E o resultado, ampla e nominalmente publicado.

Mensalão

Odair Flores de Oliveira

Construtor, Campinas

Se tirarem o relatório do Mensalão do ministro Joaquim Barbosa (Correio 3/5), a meu ver, estaremos “acabados e mal pagos”, pois o Judiciário ficará de joelhos para os safados. Isso já aconteceu aqui, quando um advogado tentou tirar um juiz sério no comando do processo. Depois vem essa conversa de menores delinquentes. Aliás, até concordo em alguns aspectos, pois alguns crimes por eles cometidos chegam ao extremo horror e devem sim ser punidos com rigor. Em alguns países já li sobre condenação de crianças entre 11 e 12 anos. Agora pergunto: e os “maiores”, ordinários e ladrões descarados (vide Mensalão, Caso Sanasa e outros) que roubam de nossos impostos na cara dura e nunca vão presos? Gastam com farras, carrões, roupas, joias caras, imóveis aqui e fora do País e, sempre protegidos por caríssimos advogados, com a maior cara lavada olham para os olhos dos filhos e netos e ainda circulam por aí como se fossem inocentes. Que País é este?

Igualdade

Marcelo Biasi

Advogado, Campinas

(...) Desde a abolição da escravatura temos pessoas discutindo sobre a igualdade. Total perda de tempo, pois enquanto isso, outras estão estudando, se fazendo como pessoa, prestando concursos, (...) que são pró-ativos, quando se olham no espelho veem o futuro e não a cor de sua pele, planejam onde querem chegar e estão chegando. Temos vários exemplos, o sr. Joaquim Barbosa é um que deu uma entrevista alegando que chegou onde chegou porque estudou, não foi uma caridade. Portanto colega brasileiro e cidadão, não vamos perder tempo com pessoas que se sentem perseguidas pelos outros, mas estão condenadas por olharem muito para o seu próprio preconceito, pois garanto que uma pessoa segura de si quando entra em um lugar, de cabeça erguida pela idoneidade moral, não olha para si, (..) olha sim para o futuro e além. (...)

Merenda 1

Fabio Biral

Jornalista, Campinas

A questão alimentar dos professores que compõem a rede escolar merece devida análise. O número de escolas municipais localizadas em regiões onde não há opções da prática alimentar, bem como o tempo dispendido, são fatos que apoiariam a medida do oferecimento da alimentação aos professores e todos os funcionários do setor administrativo. Por sua vez, há que se ter em conta que o oferecimento da alimentação não deixa de ser um salário indireto e que todos os funcionários municipais teriam esse direito. Caberia à Administração municipal realizar estudos sobre a viabilidade financeira da adoção da medida. É necessário reconhecer que essa prática, por lógica administrativa, vem sendo adotada há tempos, não cabendo análises de aspectos positivos ou negativos, mas estudos conclusivos sobre essa complexidade.

Merenda 2

Maria Regina de Jesus

Secretária, Campinas

(…) Fiquei indignada com a reportagem de 5/5, que o professor não pode comer a merenda junto com os alunos. (...) Tenho 50 anos, fui estudante e nunca ouvi dizer esse absurdo. Então o que sobra na cozinha das escolas é jogado fora? E essa merenda não pode ser dada para um funcionário? Como assim? Quem o governo pensa que é? Será que ele tem coração? Será que ele sabe o que é ganhar um salário de fome? Não, ele não sabe. Meu Deus, que País é este que quer sediar uma Copa e deixa a educação desfalcada de apoio, de material humano? Como pode um professor dar aula ganhando o que ganha e não poder também usufruir da alimentação que é fornecida pela escola? Gente, isso é mais um absurdo que acontece no nosso País. Será que isso pode mesmo acontecer ou está acontecendo?

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por