Cidade tem média de um abuso sexual a cada dois dias em 2013
A titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba, Ana Luíza Salomone, afirmou, nesta quinta-feira (6), que a maioria dos casos de estupro registrados neste ano na cidade envolveu menores de 13 anos.
De janeiro a maio, segundo levantamento feito por ela, a cidade constatou 56 casos nos quais as vítimas tinham menos de 13 e no total foram 97 ocorrências no período, o que dá média de um estupro a cada dois dias.
O número total não é maior que o registrado no mesmo período de 2012, quando foram confirmados 100 casos, mas chamam a atenção dois fatos: o número de menores de 13 anos e o aumento significativo de março para abril.
Em março deste ano, a Delegacia da Mulher registrou apenas 7 casos e em abril esse número disparou para 24. “Foi esse pico de abril que ajudou as estatísticas de 2012 serem praticamente iguais às de 2013”, disse ela.
A delegada alerta que o número de casos envolvendo crianças menores de 13 anos pode ser muito maior. Ela afirma que muitas mães deixam de denunciar com medo do companheiro ou por não acreditarem nas filhas.
Apesar disso, a unidade tem contado com denúncias anônimas de vizinhos de vítimas ou de locais onde há abusos por causa das condições do ambiente, como no caso de uma creche improvisada em uma casa no Éden, zona leste.
Lá, o marido da responsável pelo local, Edilson Bispo de Almeida, de 43 anos, é acusado de estuprar quatro crianças com idades entre 4 e 7 anos. O número ainda pode ser maior porque dez crianças ainda são investigadas.
O homem está preso em Pilar do Sul e teve a sua prisão temporária prorrogada no último dia 29 de maio por mais 30 dias. A polícia investiga ainda a participação da mulher que respondia pela creche.