'A Crítica de João Apolinário - Memória do Teatro Paulista de 1964 a 1971' é condensada em 2 volumes
Já tem nova data, em Campinas, o lançamento do livro composto por críticas teatrais feitas pelo jornalista João Apolinário na época da ditadura militar: será na próxima sexta-feira, 12 de julho. A remarcação teve que ser feita porque na semana do dia 21 de junho, quando o lançamento estava previsto, o Centro da cidade se transformou em uma praça de guerra por causa dos atos de vandalismo praticados por baderneiros, que se infiltraram em protestos de origem pacífica, feitos contra o aumento das tarifas de ônibus.
‘A Crítica de João Apolinário - Memória do Teatro Paulista de 1964 a 1971’ condensa em dois volumes 332 críticas do crítico português, que na época dos 'anos de chumbo' trabalhou como redator do jornal 'Última Hora' de São Paulo.
A obra foi organizada pela historiadora Maria Luiza Teixeira Vasconcelos, que é viúva do jornalista, depois que ela venceu um concurso do Programa Petrobras Cultural e ganhou o patrocínio homônimo.
Entre os aspectos destacados nos volumes, encontram-se 329 fotos; análises dos principais espetáculos da geração de dramaturgos, entre os quais Antonio Abujamra, Gianfrancesco Guarnieri, Jô Soares, José Celso Martinez e Plínio Marcos; e críticas sobre as principais trupes da história do Brasil, tais quais o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), o Teatro de Arena e o Teatro Oficina.
Em São Paulo, o livro teve lançamento em 15 de maio, no Teatro da Universidade Católica de São Paulo (o Tuca) – um dos principais centros de resistência cultural à ditadura brasileira.
SERVIÇO
O quê: lançamento em Campinas do livro: “A Crítica de João Apolinário – memória do teatro paulista de 1964 a 1971”, volume I e II
Quando: dia 12 às 19h30
Onde: Biblioteca Pública Municipal "Prof. Ernesto Manoel Zink" (Av. Benjamin Constant, 1633, Centro, tel. (19) 2116-0423)
Quanto: Volume 1: R$ 52,90 (552 páginas); Volume 2: R$ 59,90 (640 páginas); entrada gratuita