CINEMA

Livraria Cultura e CPFL Cultura realizam ciclos de filmes

Eventos oferecem exibições gratuitas de importantes produções cinematográficas a partir desta quarta

Marita Siqueira
08/05/2013 às 05:03.
Atualizado em 25/04/2022 às 17:09
Cena do filme sueco 'Vocês, os Vivos', de Roy Andersson (Divulgação)

Cena do filme sueco 'Vocês, os Vivos', de Roy Andersson (Divulgação)

Uma seleção de títulos exibidos na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será mostrada gratuitamente no auditório da Livraria Cultura do Shopping Iguatemi Campinas, a partir desta quarta-feira (8) até 6 de novembro, sempre às primeiras quartas-feiras do mês, às 19h. A programação, batizada de Cinemão Cultura, conta com os seguintes longas: 'Vocês, os Vivos', 'Sempre Bela', 'O Sol', 'Cerejeiras em Flor', 'Horas de Verão', 'Deixa Ela Entrar' e 'Vitus'. Também às quartas, em duas sessões — às 19h e às 20h — e com entrada franca, o Cine Doc CPFL Cultura traz como tema este mês o mundo virtual e as novas formas de viver. Vale ressaltar que em ambos a entrada é gratuita e será feita por ordem de chegada, respeitando a capacidade máxima da sala.

Para a coordenadora de eventos da Cultura de Campinas, Karen Elizabeth da Silva, essa é uma oportunidade de agregar públicos distintos, uma vez que a programação traz filmes que fogem do circuito dos grandes cinemas. “Os primeiros encontros são naturalmente mais tímidos, mas a medida em que as pessoas vão conhecendo, a tendência é de que a sala fique cheia. Esse é um projeto pensado desde o ano passado e que conseguimos agora implementar em algumas lojas, e a intenção é que se torne um ciclo fixo, ao menos enquanto houver a parceria da Cultura com a Mostra Internacional, para exibirmos produtos próprios”, diz.

'Vocês, os Vivos' (Suécia, 89 min., 2007), de Roy Andersson, abre a programação do Cinemão Cultura. Composto por 57 vinhetas, o filme traz a história de personagens que compartilham um aspecto solitário, mesmo quando estão cercados por outras pessoas, sendo ambientado em Estocolmo, na Suécia. Eles têm alegrias e sofrimentos, conquistas e fracassos. Em apenas uma cena, cada um deles revela sua humanidade, com toda a carga trágica ou cômica que isto possa ter.

Após 'Vocês, os Vivos', o Cinemão retorna dia 5 de junho com 'Sempre Bela' (França, 65 min., 2006), de Manoel de Oliveira.

Cine Doc CPFL

Nesta quarta-feira, pelo programa Cine Doc CPFL, a CPFL Cultura exibe o documentário 'O Indivíduo em Rede' (Brasil, 26 min., 2010), de Flora Lahuerta e Luanda Baldijão. O trabalho mostra uma visão sobre a relação do indivíduo com o tempo e o espaço no mundo virtual, permeada pelo diálogo com a filósofa Marilena Chauí e com o especialista em tecnologia da informação Silvio Meira. São discutidas questões ligadas à desmaterialização do homem e ao surgimento de um novo tipo de percepção simbólica. O fenômeno da conexão em rede é analisado tanto em suas possibilidades restritivas quanto libertárias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por