Vovó Nana não aguenta mais as reclamações da escola do Pedrinho, além da indisciplina e rebeldia, ele não está fazendo as lições de casa. Mamãe Bia já foi à reunião com a coordenadora e explicou: ele chega da escola, almoça e vai para o computador, diz que está estudando...Mas quem controla se ele realmente está estudando?Ela explica que trabalha fora o dia todo, mas a vovó Nana “toma conta” dele.A vovó diz que o neto passa a tarde lá em frente da telinha, mas ela afirma que não entende nada “dessa coisa” de informática.Pedrinho com seus oito anos ainda não sabe fazer contas direito, escreve muito mal, enfim, segundo a professora: “ele vai repetir o ano letivo”! O que fazer? Será que contratar uma professora particular vai resolver o problema do garoto ou tampara o sol com a peneira?A lição de casa para uns, trata-se de um verdadeiro sacrifício, para outros, é uma mera extensão das atividades da escola. Com a atual e acelerada rotina, poucos pais trabalham em casa ou têm tempo disponível para acompanhar a difícil relação dos filhos com as lições.Pesquisas nacionais e internacionais comprovam que crianças que fazem o dever de casa diariamente aprendem mais, têm melhores notas e se tornam com o passar dos anos crianças mais seguras e responsáveis.Um dos pontos de defesa da lição de casa por parte dos especialistas é, exatamente, o fato de proporcionar um momento único do aluno com os pais. Assim, as escolas acreditam estar cumprindo um papel de extensão, indo além de uma mera educação formal.Ao realizar as tarefas propostas para casa o aluno poderá refletir sobre o que aprendeu, e sua capacidade de realizar o dever sozinho, mas, e isso é muito importante, ele precisa ter uma segurança que caso não consiga, ter os pais para ajudá-lo.A parceria entre a escola e a família é fundamental, uma reorganização familiar deve ser direcionada para apoiar o estudante. Pais que trabalham fora precisam ter uma rotina diária, para acompanhar seus filhos na lição de casa, evitar a terceirização.A escola tem sua missão, propor atividades que sejam significativas para o aluno e promovam o interesse pela aprendizagem, à formação de hábitos de estudo, o estimulo à leitura, à escrita e aos cálculos, bem como a busca por temas de interesse do estudante.Os pais têm a missão de estabelecer regras, rotinas e principalmente dar apoio logístico, afetivo, emocional e cultural. O computador não deve ser encarado como o monitor da criança, frases como “pesquisa no Google” desmotivam o estudo.Manipular os livros, escrever no papel com caneta ou lápis, folhear e ler um livro são tarefas que os pais devem estimular.O mundo evoluiu, as tecnológicas também, mas não podem substituir o lúdico ato de estudar sem a fácil ajuda da informática. O cérebro fica preguiçoso, perde-se a criatividade. Uma pesquisa na rede ajuda, mas uma parte do tempo total de estudo.Equalizar o tempo de estudo, brincadeiras e tecnologia é uma obrigação dos pais, que na ausência, entregam seus filhos ao mundo virtual. Uma vez uma mãe me disse uma frase que marcou: “Melhor no computador que na rua”!Você concorda?