E-BOOK

Lenda urbana sobre a morte de Paul McCartney inspira obra

'O Dia em que Paul Morreu' é o mais recente livro do jornalista João Nunes que, desta vez, se arrisca pela nova tecnologia da web, com lançamento pela Amazon.com

Delma Medeiros
13/03/2015 às 23:18.
Atualizado em 24/04/2022 às 01:59
O jornalista, cronista, dramaturgo e crítico de cinema João Nunes ( Cedoc/ RAC)

O jornalista, cronista, dramaturgo e crítico de cinema João Nunes ( Cedoc/ RAC)

O jornalista João Nunes, crítico de cinema do Correio Popular, está lançando a novela 'O Dia em que Paul Morreu' no formato e-book pela editora Copacabana e disponível no site da Amazon. O livro conta a história de um garoto que, nos anos 1960, tem a vida transformada no dia em que ouve a notícia de que Paul, seu ídolo pop, morreu. Tomado por sentimento de urgência, a suposta morte o impulsiona a romper com a família, com a namorada Lúcia e com o melhor amigo Júlio, pois se convence de que não será mais o mesmo depois da morte do cantor. A decisão desencadeia uma crise religiosa, a descoberta do teatro e a tomada de consciência de que o tormento do qual se julga vítima não vem dos ídolos que lhes provocam seguidas frustrações, mas dele próprio. O autor conta que se inspirou numa lenda urbana surgida no final dos anos 1960, que pregava que o beatle Paul McCartney havia morrido e apontava como uma das provas a capa do LP 'Abbey Road', na qual os quatro Beatles atravessam a rua e na qual Paul é o único descalço e com os pés trocados. “A história foi depois desmentida, ele apareceu cantando e tudo foi esclarecido. Peguei esse gancho não para falar do Paul McCartney, mas da reação do garoto. Usei o nome para fazer uma homenagem indireta a ele, mas o foco da história é o mundo adolescente. Me reportei à minha adolescência, mas a história não tem nada de autobiográfica”, diz Nunes. Segundo o autor, o livro pode ser visto como um romance de formação pela maneira como aborda a vida de Jorge, que um dia se chamou Juan, no processo rumo à maturidade. Outra característica é a falta de compromisso com a realidade. “O nome da cidade está lá, mas trata-se de uma cidade mítica, um lugar que não existe, onde acontecem coisas que uma cidadezinha como aquela não comportaria nunca”, explica. “A narrativa é realista, mas o livro não segue pelo caminho do naturalismo, as informações são meio desencontradas”, reforça.   De acordo com o autor, o longo processo de transformação do protagonista, por exemplo, não bate com o tempo real; pode-se traçar paralelo com a lenda envolvendo Paul McCartney, mas o Paul do título não existe, assim como o lugar, no Interior de São Paulo, onde se passa a trama — ele está no mapa, mas, no romance, trata-se de uma cidade mitológica.Opção   Nunes explica que lançar livros no formato virtual é a saída atualmente. “Depois do livro escrito, fiz contato com a editora e em pouco mais de um mês estava tudo resolvido. Numa editora física, levaria anos. Além disso, o custo do livro virtual é baratíssimo.”   O autor   João Nunes nasceu em Juquiratiba (SP). É formado em teologia e jornalismo. Passou por diversos jornais do País e, desde 1999, trabalha como crítico de cinema no Correio Popular de Campinas e assina o blog Sessão de Cinema, que se hospeda no site do jornal. É autor, entre outros, da novela 'Partido ao Meio' (Pontes, 1999) e dos livros 'Trair e Coçar - A História do Sucesso de Trair e Coçar é Só Começar' (2012) e 'Renato - O Discreto Charme do Futebol' (2014). Com Maurício de Almeida, escreveu as peças de teatro 'No Meio da Noite' (2007), 'Verão' (2013), 'Streaming' (2014) e 'Quando a Lua Estiver na Sétima Casa' (2015), todas inéditas.   SERVIÇO   'O DIA EM QUE PAUL MORREU'Autor: João Nunes   Editora: Copacabana   Preço: R$ 9,90 (disponível no site www.amazon.com.br)  

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