Polícia investiga o crime como latrocínio ou homicídio; carro foi encontrado a 500m de distância
O lavrador Antônio Francisco Castilho, 55 anos, foi assassinado com ao menos dez facadas na noite de terça-feira (23), em Indaiatuba. O corpo foi achado na Estrada do Vale, próximo a um Condomínio, no bairro Vale do Sol, por uma pessoa que passava pelo local e achou que se tratava de atropelamento.
O carro da vítima, um Corcel II modelo 1980, com os pertences, foi levado e achado na manhã desta quarta (24), pela Polícia Militar, a cerca de 500m do local do crime, no Conjunto Habitacional Veredas da Conquista. Também foram encontradas na manhã desta quarta uma faca e um facão, machados de sangue, em um pasto, perto de onde estava o corpo.
A princípio, o crime foi registrado como latrocínio — roubo seguido de morte —, no entanto, na tarde desta quarta, a Polícia Civil anunciou que o caso seria investigado como homicídio, já que informações preliminares teriam apontado para uma briga entre a vítima e o agressor, que havia começado em um bar, nas proximidades de onde o corpo foi achado. Segundo a polícia, o lavrador tinha por hábito frequentar bares localizados próximo de onde ocorreu o crime.
Castilho era caseiro em um sítio no limite entre Indaiatuba e Monte Mor e, segundo a família, na manhã de terça, teria seguido até Indaiatuba, com o Corcel, para tratar sobre o processo de pedido de aposentadoria, mas a família não teve notícias do paradeiro da vítima no decorrer do dia.
A maior parte dos golpes foi nas costas. A polícia acredita que o primeiro golpe ocorreu cerca de 200m antes de onde estava o corpo, uma vez que haviam respingos de sangue. A vítima teria tentado correr do agressor, inclusive chegou a cair durante a fuga, uma vez que havia escoriações nos joelhos.
A faca e o facão foram achados pelo filho do lavrador, Silvano dos Santos Castilho, que ficou inconformado com o crime e decidiu seguir até o local, com parentes, durante o velório, no começo da tarde desta quarta, em busca de resposta. "Algo me falava para andar pelo local e então subi num barranco de cerca de 2m de altura e avistei um pasto. Quando olhei para o mato vi a faca e o facão jogados" , contou. "O autor do crime jogou as armas de onde estava" , avaliou.
O corpo do lavrador foi enterrado na tarde desta quarta, em Elias Fausto.