Um animal encontrado apenas no sudoeste asiático está prestes a desaparecer do planeta. A lagartixa-tokay (Gekko gecko, uma espécie de réptil), pode ser extinta devido à caça para uso na medicina tradicional chinesa. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (11) em Bangcoc, na Tailândia.
Segundo a organização não-governamental Traffic extratos desses animais são aplicados em tratamentos alternativos de doenças como asma, diabetes e até Aids, mas a eficácia desta terapia é negada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
China, Hong Kong, Taiwan e Vietnã são os principais consumidores de extratos da lagartixa. De acordo com a organização, Taiwan importou desde 2004 o total de 15 milhões de lagartixas-tokay mortas. Em 2011, um navio com 1,2 milhão de répteis dessa espécie mortos foi interceptado em Java quando seguia para Hong Kong.
Veja também
Bombeiros resgatam boi de fossa no Jardim Piratininga Animal caiu em buraco aberto irregularmente pelo criador, que queria construir um banheiro no local Leão-Marinho chama atenção de banhistas em praia do RS Animal aproveitou para descansar antes de continuar nadando até sua casa Coelho cresceu mais do que o esperado Um coelhinho, misteriosamente, se transformou no maior coelho do mundo Luiza Mell visita Hospital Albert Einstein e fala sobre leis mais severas O hospital liberou recentemente a visita de animais domésticos aos seus donos enfermos