Estudante de 22 anos tropeçou na escada e despencou de uma altura de 4 metros sobre as ferragens
A estudante de enfermagem Rafaela Teixeira, de 22 anos, sofreu uma lesão na coluna na última quinta-feira (13), após cair de uma altura de quatro metros de um camarote da Festa do Peão de Americana.
A jovem corre o risco de ficar paraplégica. Rafaela tropeçou na escada que dá acesso ao camarote da Prefeitura e despencou sobre ferragens no primeiro dia da festa. Ela foi atendida pelo Corpo de Bombeiros e conduzida ao Hospital Municipal de Americana Drº Waldemar Tebaldi, onde foi constatada a fratura na coluna e a necessidade de uma operação.
Todas as estruturas que dão acesso ao camarote são feitas com ferro e existe um espaço aberto entre elas que são "disfarçados" com um tecido. Segundo testemunhas que viram a queda quando a jovem tropeçou, ela foi tentar segurar no tecido achando que era uma parede, mas não tinha nada e ela acabou caindo.
A jovem passou por uma cirurgia que durou cerca de seis horas e permanece internada, sem previsão de alta.
Segundo a assessoria do hospital, ela fraturou a coluna, foi operada no mesmo dia e se recupera bem. A instituição, porém, informou que ainda é cedo para falar em qualquer tipo de sequela definitiva e sobre o fato de a jovem não poder voltar a andar.
A assessoria afirmou ainda que agora é preciso aguardar o processo de recuperação da paciente, por esse motivo não é possível dar nenhum parecer de quais podem ser as consequências da queda.
Acidente
Quando o acidente ocorreu, Rafaela estava no camarote da Prefeitura, mas segundo a assessoria do Executivo de Americana, a responsabilidade de montagem da estrutura VIP da festa é feita pelo Clube dos Cavaleiros de Americana, responsável pela festa.
A assessoria de imprensa dos organizadores do evento informou que o acidente foi um "caso isolado" e é visto como uma "fatalidade".
Os responsáveis pelo rodeio informaram que o evento segue todas as normas de segurança estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e pelo Corpo de Bombeiros, que atestou as condições da área antes da abertura oficial, na última quarta-feira (12).
Antes do início da festa, a organização havia realizado uma coletiva de imprensa com membros da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros para divulgar as medidas de segurança.
Medidas
Apesar de considerarem o acidente como um fato isolado, os organizadores, logo após a queda da estudante, ampliaram as medidas de segurança nos camarotes. Foram colocadas "telas" de segurança nos espaços que poderiam causar novas quedas. Para os responsáveis pela festa, a colocação dessas proteções são suficientes para garantir que novos acidentes não ocorram.
Histórico
Os rodeios realizados na Região Metropolitana de Campinas (RMC) passaram a ter maior atenção dos órgãos responsáveis pela fiscalização dos itens de segurança, após as mortes ocorridas em Jaguariúna em 2009, quando quatro jovens morreram pisoteados e 11 ficaram feridas.
Desde então, em todas as festas, existe um cuidado para que novas tragédias não ocorram.