Em 1984 foi celebrado na Praça São Pedro, no Vaticano, o Encontro Internacional da Juventude com o Papa João Paulo II, por ocasião do Ano Santo da Redenção. Na ocasião, o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornaria um dos principais símbolos da Jornada Mundial da Juventude, conhecida como a Cruz da Jornada. O ano de 1985 foi declarado Ano Internacional da Juventude pelas Nações Unidas.
Neste mesmo ano, após um encontro internacional de Jovens no Vaticano, o Papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude. Todos os anos ela acontece em âmbito diocesano, celebrada no Domingo de Ramos e, com intervalos que podem variar entre dois e três anos, são feitos os grandes encontros internacionais. A primeira Jornada Mundial da Juventude, realizada em Roma em 1986, teve como lema “Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês” (1Pd 3, 15).
A celebração aconteceu em âmbito diocesano. Em 1987, a Jornada Mundial da Juventude ocorreu em Buenos Aires, na Argentina, com o lema “Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele” (1 Jo 4, 16). Na ocasião, um milhão de pessoas participaram do evento. Em 1989, a Jornada Mundial da Juventude ocorreu em Santiago de Compostela, na Espanha, com o lema: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6). Em 1991, foi a vez da Polônia, na cidade de Czestochowa, terra natal de João Paulo II, que abrigou milhares de jovens dispostos a continuar lutando pela democracia.
O lema deste encontro foi “Vocês receberam o Espírito que os adota como filhos" (Rm 8,15). Em 1993, na cidade de Denver, nos Estados Unidos, os jovens reunidos aplaudiram o Cristo sob o lema “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (Jo 10,10).
A maior jornada realizada até hoje, em número de participantes, cerca de quatro milhões, aconteceu em Manila, nas Filipinas, em 1995, com o lema “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio" (Jo 20,21). A cidade de Paris, na França, também recebeu a Jornada Mundial da Juventude em 1997 com o lema “Mestre, onde moras? Vinde e vereis" (Jo 1,38-39). A cidade de Roma, na Itália, abrigou a grande jornada do ano 2000, com o lema “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós" (Jo 1,14), tendo reunido quase três milhões de jovens.
Em 2002 a Jornada Mundial da Juventude, foi realizada em Toronto, no Canadá, com o lema “Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5,13-14). Foi a última Jornada com a presença do Papa João Paulo II. No ano de 2005 a juventude acolheu de braços abertos a primeira jornada conduzida pelo Papa Bento XVI, realizada na Alemanha. Em 2007, na cidade de Sydney, Austrália, milhares de jovens cruzaram os continentes para participar de mais uma edição da Jornada, com o lema "Recebereis a força do Espírito Santo, que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas" (Atos 1, 8). Em agosto de 2011 cerca de dois milhões de jovens se reuniram para a Jornada Mundial da Juventude, realizada em Madri, na Espanha, com o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” ( Cl 2, 7).
Em de julho de 2013, será no Brasil, com a presença do Papa Francisco. A Paróquia de São Pedro Apóstolo na Chácara da Barra, bem como outras paróquias e dioceses do Brasil, já estão recebendo os peregrinos. Esperamos que neste momento a juventude mostre a sua força sinalizando para o mundo que não é alienada e que o Brasil não pode mais conviver com a corrupção e a violência urbana. Um novo Brasil está surgindo e a juventude pode e deve ser protagonista de ações transformadoras tendo em vista um mundo mais justo, com saúde, educação, transporte e moradia para todos.