SOLIDARIEDADE

Japão tem asilo para Cães-guias aposentados

Ato sugere um agradecimento em retribuição aos benefícios que esses animais proporcionam aos deficientes visuais

Mariane Montedori
01/03/2013 às 10:41.
Atualizado em 26/04/2022 às 02:38

O trabalho de cães-guias tem sido cada vez mais importante na reabilitação de pessoas com deficiências visuais, auditivas, mentais e físicas hoje em dia. Apesar de no Brasil ainda ser realidade para poucos, no exterior esses animais reivindicam a própria vida para doá-las à deficientes visuais, tornando-se seus olhos, sua segurança, seu guia. No entanto, será que alguém já pensou no que fazer e em quem cuidará deles quando eles precisarem de ajuda?

Na cidade de Sapporo, no Japão, foi criado em 1978 por uma associação que cuida dos cães-guias, um asilo para cuidar dos cães que se aposentam, mais de 200 animais viveram seus últimos anos de vida no local.

Os cães–guias geralmente são aposentados após 12 anos de serviços prestados para pessoas com deficiência visual. A causa da aposentadoria é que os cães perdem suas habilidades físicas. Os cachorros fazem um trabalho magnífico, não apenas aos deficientes visuais, mas nos asilos, em hospitais e em centros de reabilitação.

Essa é mais uma prova da importância que os cães têm na nossa vida e de que também precisam dos nossos cuidados, assim como precisamos da companhia deles. 

Veja também

Quando olhos e ouvidos ganham quatro patas Alterativa quando o assunto é locomoção e segurança, o acesso a cães guias ainda é realidade para poucos Veja também

Feira em Santo André terá 97 animais para adoção A 2ª Feira de Adoção de Animais, que ocorre domingo (24), das 10h às 15h Polícia fecha criadouro com 32 cães em condições precárias Destino dos animais será decidido pela Justiça: provavelmente animais irão para a adoção Cão engole 109 pedras e passa por cirurgia O problema foi descoberto após um exame de raio-X SP tem aproximadamente 2 milhões de animais abandonados nas ruas Superpopulação de animais sem-teto deve-se ao fato da falta de castração Projeto cria oito Unidades de Pronto Atendimento Veterinário em Mogi das Cruzes Ararinhas em risco de extinção são trazidas da Alemanha para o Brasil Objetivo é popular a espécie e eliminar o risco de extinção USP lança campanha contra abandono de animais Convivência é o principal conceito da nova campanha Prefeitura de Jundiaí castra e microchipa 300 animais em mutirão Além do microchip, é necessário efetuar cadastro em banco de dados

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por