NOVIDADE

JAC traz van 'vip' para o Brasil

Mirando um mercado ainda pouco explorado, T8 passa a ser o modelo mais caro vendido no Brasil

Luís César de Sousa Filho
lcesar|@rac.com.br
17/02/2014 às 11:17.
Atualizado em 24/04/2022 às 17:02

Copa do Mundo também é oportunidade para vender carro. Que o diga o empresário Sérgio Habib, o todo-poderoso da JAC Motors no Brasil. De olho nos milhares de turistas que circularão pelo País enquanto a bola estiver rolando, Habib, ou melhor, a marca que ele representa, está trazendo da China o JAC T8, definido como uma ‘maxivan de luxo’. Com capacidade para sete passageiros e até 4.800 litros de bagagem, a novidade mira o mercado de turismo, mas também se propõe a servir de meio de transporte para empresários, executivos e famílias grandes.O presidente da JAC diz que o segmento vans ‘vip’ ainda é pouco explorado no Brasil, ao contrário da Europa, onde corresponde a cerca de 2% dos veículos de passeio emplacados. Por aqui, esse nicho é ocupado por modelos comerciais adaptados ao transporte de passageiros, como Fiat Ducato, Peugeot Boxer, Mercedes Sprinter e Renault Master, cujos preços transitam na casa dos R$ 100 mil. “O T8 se diferencia justamente por ter sido projetado para o transporte de passageiros”, pontua Sérgio HabibVendido por R$ 117 mil, o novo JAC passa a ser o veículo chinês mais caro do mercado brasileiro e que se sobressai, principalmente, pelo confoto. Além de espaço de sobra para sete pessoas, mais bagagens, a maxivan JAC traz uma sistema de bancos que permite uma ambientação interna muito agradável.Divididos em três fileiras (a primeira e a segunda com dois e a terceira com três lugares) os assentos trazem ajuste elétrico de distância para motorista e passageiros da frente; os bancos do meio são reclináveis (em até 180 graus) e giratórios (360 graus), o que permite aos ocupantes ficarem frente a frente, transformando o interior do veículo numa mini-sala de reunião.Como é costume nos modelos da JAC, o T8 é completão – apenas bancos de couro e DVDs para o banco de trás são opcionais. O pacote original conta com direção hidráulica, volante revestido em couro e com regulagem de altura, computador de bordo, DVD Player com entrada USB, rádio MP3, Bluetooth, teto solar, ar-condicionado duplo, assistente de estacionamento com câmera de ré, rodas aro 15 de liga de alumínio, freios com ABS (antibloqueio) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), vidros e travas elétricas, alarme e chave com destravamento remoto.  Motor 2.0 turbo tem 175 cavalos Com 5,1 metros de comprimento, 1,97 m de altura, 1,84 m de largura e 3,08 m de entre-eixos, o JAC T8 pesa 2.100 quilos. Esse conjunto é empurrado por um motor 2.0 turbo com intercooler, tração traseira e quatro cilindros em linha, movido apenas a gasolina. O propulsor é capaz de gerar potência de 175 cavalos, a 5.400 rpm, e 26,51 kgfm de torque, a 4.000 giros, com velocidade máxima de 175 km/h. O câmbio, manual, tem seis marchas.Percorremos um trecho de aproximadamente 200 km com a maxivan da JAC. A princíopio, o motorista estranha um pouco a aspereza do câmbio e as lentas retomadas em razão do torque, que só atinge seu pico em rotações mais altas. Porém é só o carro deslanchar e atingir a velocidade de cruzeiro em sexta marcha para a condução ficar agradável. Nem mesmo o tamanho do veículo, que pode causar uma falsa impressão de instabilidade, compromete a condução. No nosso caso, rodamos com o carro praticamente vazio (três passageiros e nenhuma bagagem). Certamente, em condições normais de uso (com sete pessoas, mais as malas), o carro, equipado com suspensão traseira de eixo rígido e molas helicoidais, fica mais assentado no asfalto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por